Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Começa nesta quinta (1º) o 4º Seminário de Ações inclusivas
inclusão

Começa nesta quinta (1º) o 4º Seminário de Ações inclusivas

Evento acontece nas dependências do câmpus Bagé

• Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2016, 13h47
  • Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2016, 13h52

Nesta quinta e sexta (1º e 02) acontece no câmpus Bagé o 4º Seminário de Ações inclusivas. Dentre as atrações do evento haverá palestras relativas, às pessoas com deficiência, relações étnico raciais, gênero e diversidade, especialmente quando envolvidas nos processos educativos.

Além das palestras, o evento contará com espaços para o compartilhamento de experiências a partir do trabalho desenvolvido pelos núcleos de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne), de Estudo Afro-brasileiro e Indígena (Neabi) e de Gênero e Diversidade (Nuged) dos câmpus.

Língua Portuguesa para surdos é tema de evento no câmpus Sapucaia do Sul

Seminário regional sobre audiodescrição promove reflexões no câmpus Pelotas

Premiados os vencedores do 3º Concurso Literário na Temática Afro-brasileira do IFSul

As atividades previstas têm como objetivo estabelecer um espaço crítico e reflexivo, buscando o respeito à diversidade e à diferença. “A educação deve ser instrumento de luta pela emancipação e protagonismo de todas as pessoas”, destaca a chefe do Departamento de Ações Inclusivas, Andreia Colares. Segundo ela, a construção desse espaço de diálogos e vivências com a comunidade do IFSul é um reflexo da aprovação da Política de Inclusão e Acessibilidade do instituto.

O 4º Seminário de Ações Inclusivas é promovido pelo Departamento de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e conta com o apoio do câmpus Bagé.

Confira a programação do evento:

Tarde

13:30 – Credenciamento

14:00 – Abertura Oficial

14:30 – Momento Cultural

14:45 – Palestra de Abertura – Audiodescrição: mostrando o que os olhos não podem ver (Felipe Meanis)

15:45 – Coffee Break

16:15 – Debate:  Diversidade, bullying e homofobia na escola (Participantes da mesa: Douglas Butzke, Tomaz Nonticuri)

18:15 – Intervalo

Noite

19:00 – Palestra:  Desenho universal na aprendizagem (Rita Bersch)

20:00 – Relato dos núcleos