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Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 15h57 | Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2024, 14h45

APRESENTAÇÃO

  • > O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid do IFSUL, edital nº 23/2022, promove a iniciação do aluno licenciando no ambiente escolar com objetivo de estimular desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica, a partir de ações e/ou atividades que possam impactar diretamente na formação inicial dos mesmos.

 

  • > Entende-se que as disparidades no desenvolvimento dos estudantes brasileiros são significativas e indicam que tão importante quanto perseguir indicadores de qualidade é buscar um ensino que minimize o efeito dessas diferenças. Inseridas nesse contexto e sofrendo com o efeito das diferenças acima colocadas, estão as escolas de educação básica do município de Pelotas e entorno alvo desse projeto, que após a Pandemia ficaram ainda mais prejudicadas em relação à infraestrutura, conteúdo, aprendizado e convívio social.

 

  • > A partir de então entendemos que, como partícipes do processo de formação de professores, as Licenciaturas do IFSUL participarem do PIBID significa  elevar a qualidade da formação inicial,  promover a integração entre educação superior e educação básica e inserir o licenciando no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidade de criação e participação de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

 

EQUIPE

PRÓ-REITOR DE ENSINO – PROEN

  • > Rodrigo Nascimento da Silva | Tel. (53) 30266069   
  • > Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. |Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

DIRETORIA DE POLITICAS DE ENSINO E INCLUSÃO – DIRPEI 

  • > Leonardo Betemps Kontz | Tel. (53) 30266070   
  • > Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

COORDENADORA INSTITUCIONAL

  • > Rita Helena Moreira Seixas 
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COORDENADORA DE ÁREA NÚCLEO INFORMÁTICA

  • Marcia Helena Sauaia Guimaraes Rostas
  • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

COODENADOR DE ÁREA NÚCLEO CIÊNCIAS DA NATUREZA

  • Cristiano da Silva Buss
  • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  

 

ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICAS CONVENIADAS COM ATIVIDADES

  • Instituto Estadual de Educação Assis Brasil
  • Colégio Municipal Pelotense
  • Colégio Estadual Dom João Braga
  • Colégio Estadual Cassiano do Nascimento 

SUPERVISORES EM ATUAÇÃO DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA CONVENIADAS

  • ALESSA OLIVEIRA JORGE DE CASTRO
  • LUCIANA D AVILA DA SILVA
  • ROSANGELA DE CASTRO RACHINHAS
  • MARIANA LUCAS MOREIRA
  • KATIA GONCALVES GREQUI
  • PATRICIA DA ROCHA CERON

 

PERÍODO DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

  • 18 meses de 11/2022 até 04/2024

 

OBJETIVOS

Geral

  • > Promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação a observação e a reflexão sobre a prática profissional.

Específicos

  • Articular teoria e prática necessárias à formação docente dos alunos dos cursos de Licenciatura em Química, Física, Ciências Biológicas e Informática;
  •  Articular a apropriação de conhecimentos ao licenciando sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) vigente e à Base Nacional Comum Curricular, com as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica; 
  • Incentivar as escolas de educação básica a partir de seus professores-supervisores na participação do processo de formação inicial do licenciando;
  • Articular a integração entre ensino superior e educação básica com intuito de estimular a melhoria da qualidade dos futuros professores;
  • Incentivar a valorização da formação inicial de professores com práticas adequadas à realidade escolar.

 

METAS ESTRATÉGICAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

  • Meta: Inserção de alunos dos cursos das licenciaturas de Química, Física, Ciências Biológicas, Formação Pedagógica e Ciências da Computação da Instituição proponente nas Escolas de Educação Básica da Rede pública de Ensino Estadual e/ou Municipal. Para o cumprimento da meta, o projeto institucional prevê dois núcleos: um núcleo interdisciplinar Ciências da Natureza (química, física e ciências biológicas) e outro núcleo Informática. Ambos contarão com 48 discentes (alunos dessas licenciaturas da primeira metade do curso); seis (6) professores supervisores das escolas da rede pública de ensino, da educação básica (3 para atuar em cada núcleo), seis (6) escolas conveniadas municipais e/ ou estaduais e a pretensão de atingir 2.000 alunos da educação básica (anos finais e médio), direta ou indiretamente envolvidos. Somam-se a equipe de trabalho dois Coordenadores de Área e um Coordenador Institucional.
  • Estratégias: O projeto tem a totalidade de 18 meses. A carga horária é de 32 horas mensais, com média de 8h semanais de atividades para os discentes. Será desenvolvido nas dependências do campus da instituição proponente e nas escolas parceiras estaduais e municipais. Como estratégia de organização será oferecida aos alunos participantes, referencial teórico e prático para o desenvolvimento de atividades, palestras, oficinas. Conhecimentos e leituras sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua articulação com a realidade escolar. Alguns núcleos propostos nesse projeto são interdisciplinares com a finalidade de qualificar o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento.
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