Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Programas Institucionais > Pibid
Início do conteúdo da página

Pibid

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 15h57 | Última atualização em Domingo, 17 de Março de 2024, 11h24

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

EDITAL Nº23/2022

 

Coordenadora Institucional: Rita Helena Moreira Seixas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenadora de área núcleo Informática: Marcia Helena Sauaia Guimaraes Rostas - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenador de área núcleo Ciências da Natureza: Cristiano da Silva Buss - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

Escolas de Educação Básicas conveniadas com atividades:

Instituto Estadual de Educação Assis Brasil

Colégio Municipal Pelotense

Colégio Estadual Dom João Braga

Colégio Estadual Cassiano do Nascimento

 

Supervisores em atuação das Escolas de Educação Básica conveniadas

ALESSA OLIVEIRA JORGE DE CASTRO

LUCIANA D AVILA DA SILVA

ROSANGELA DE CASTRO RACHINHAS

MARIANA LUCAS MOREIRA

KATIA GONCALVES GREQUI

PATRICIA DA ROCHA CERON

 

Período de desenvolvimento do projeto: 18 meses de 11/2022 até 04/2024

 

O programa

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid do IFSUL, edital nº 23/2022, promove a iniciação do aluno licenciando no ambiente escolar com objetivo de estimular desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica, a partir de ações e/ou atividades que possam impactar diretamente na formação inicial dos mesmos. Entende-se que as disparidades no desenvolvimento dos estudantes brasileiros são significativas e indicam que tão importante quanto perseguir indicadores de qualidade é buscar um ensino que minimize o efeito dessas diferenças. Inseridas nesse contexto e sofrendo com o efeito das diferenças acima colocadas, estão as escolas de educação básica do município de Pelotas e entorno alvo desse projeto, que após a Pandemia ficaram ainda mais prejudicadas em relação à infraestrutura, conteúdo, aprendizado e convívio social. A partir de então entendemos que, como partícipes do processo de formação de professores, as Licenciaturas do IFSUL participarem do PIBID significa  elevar a qualidade da formação inicial,  promover a integração entre educação superior e educação básica e inserir o licenciando no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidade de criação e participação de experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar.

 

Objetivos

Geral

Promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação a observação e a reflexão sobre a prática profissional.

 Específicos

 - Articular teoria e prática necessárias à formação docente dos alunos dos cursos de Licenciatura em Química, Física, Ciências Biológicas e Informática;

 - Articular a apropriação de conhecimentos ao licenciando sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) vigente e à Base Nacional Comum Curricular, com as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica; 

- Incentivar as escolas de educação básica a partir de seus professores-supervisores na participação do processo de formação inicial do licenciando;

- Articular a integração entre ensino superior e educação básica com intuito de estimular a melhoria da qualidade dos futuros professores;

- Incentivar a valorização da formação inicial de professores com práticas adequadas à realidade escolar.

 

Meta e estratégias de desenvolvimento do projeto

- Meta: Inserção de alunos dos cursos das licenciaturas de Química, Física, Ciências Biológicas, Formação Pedagógica e Ciências da Computação da Instituição proponente nas Escolas de Educação Básica da Rede pública de Ensino Estadual e/ou Municipal. Para o cumprimento da meta, o projeto institucional prevê dois núcleos: um núcleo interdisciplinar Ciências da Natureza (química, física e ciências biológicas) e outro núcleo Informática. Ambos contarão com 48 discentes (alunos dessas licenciaturas da primeira metade do curso); seis (6) professores supervisores das escolas da rede pública de ensino, da educação básica (3 para atuar em cada núcleo), seis (6) escolas conveniadas municipais e/ ou estaduais e a pretensão de atingir 2.000 alunos da educação básica (anos finais e médio), direta ou indiretamente envolvidos. Somam-se a equipe de trabalho dois Coordenadores de Área e um Coordenador Institucional.

- Estratégias: O projeto tem a totalidade de 18 meses. A carga horária é de 32 horas mensais, com média de 8h semanais de atividades para os discentes. Será desenvolvido nas dependências do campus da instituição proponente e nas escolas parceiras estaduais e municipais. Como estratégia de organização será oferecida aos alunos participantes, referencial teórico e prático para o desenvolvimento de atividades, palestras, oficinas. Conhecimentos e leituras sobre a Base Nacional Comum Curricular e sua articulação com a realidade escolar. Alguns núcleos propostos nesse projeto são interdisciplinares com a finalidade de qualificar o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento.

registrado em:
Fim do conteúdo da página