Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Programas Institucionais > Residência Pedagógica
Início do conteúdo da página

Residência Pedagógica

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Sexta, 18 de Agosto de 2017, 15h57 | Última atualização em Terça, 19 de Março de 2024, 19h18

                                   

 

PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CAPES-IFSul

 

ESTRUTURA:

Coordenação Institucional: Prof. Dr. Ricardo Lemos Sainz - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Coord. Pedagógica – Núcleo Computação: Prof. Dr. César Costa Machado - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Coord. Pedagógica – Núcleo Ciências da Natureza: Prof. Dr. Vinícius Carvalho Beck - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

Escolas-Campo:

  • Colégio Municipal Pelotense (Núcleo Informática)
  • Instituto Estadual de Educação Assis Brasil (Núcleo Informática)
  • Escola Técnica Estadual Sylvia Melo (Núcleo Informática)
  • Escola Estadual João XXIII (Núcleo Ciências da Natureza)
  • Escola Estadual Cassiano do Nascimento (Núcleo Ciências da Natureza)
  • Escola Estadual Félix da Cunha (Núcleo Ciências da Natureza)
  • Colégio Estadual Dom João Braga (Núcleo Ciências da Natureza)

Preceptores: 1 (um) preceptor por escola-campo

Residentes: 5 (cinco) alunos residentes bolsistas e 5 (cinco) não bolsistas por escola-campo.

 

DEFINIÇÃO:

O programa de Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

 

OBJETIVOS:

São objetivos do Programa de Residência Pedagógica:

I.- incentivar a formação de docentes em nível superior para a  educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma  ativa a relação entre teoria e prática profissional docente;

II.- promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas  dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum

Curricular (BNCC);

III.- fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino  Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a

formação inicial de professores da educação básica; e

IV.- fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros  professores.

 

MARCO LEGAL:

Portaria CAPES nº 38, de 28 de fevereiro de 2018 - Institui o Programa Residência Pedagógica

Portaria CAPES nº 82, de 28 de maio de 2022 - Regulamenta o Programa Residência Pedagógica

  

ATUALIZAÇÃO:

Em novembro de 2023, durante reunião com as Coordenações Gerais do Programa Residência Pedagógica, realizada em Novo Hamburgo-RS, a CAPES comunicou que o Programa Residência Pedagógica (RP) a partir do 2º semestre de 2024 apresentaria novo formato, passando a chamar-se Residência Docente.

O novo Programa será em nível de pós-graduação Lato Sensu, com bolsas de cerca de R$ 1800,00 e atuação de 20 horas semanais em Escolas Públicas conveniadas.

Ao final o residente receberá o título de Especialista em Docência da Educação Básica. As atividades da atual Residência Pedagógica serão incorporadas ao Programa PIBID. Estamos aguardando a liberação do Edital pela CAPES para obter maiores informações sobre o novo Programa Residência Docente.

 

O PROGRAMA NO IFSUL: 

O IFSul em parceria com a CAPES e com a Secretaria Estadual de Educação (RS) e Secretaria Municipal de Educação (Pelotas) desenvolve sua terceira participação no Programa Residência Pedagógica (RP) com a oferta de dois núcleos de formação: Informática e Ciências da Natureza.

De forma pioneira, além de discentes dos Cursos de Licenciatura em Computação (Campus Pelotas) e Licenciaturas em Química, Física e Ciências Biológicas (Campus CaVG), a RP do IFSul também acolhe alunos dos Cursos de Formação pedagógica para Graduados não Licenciados e Licenciatura em Pedagogia (Modalidade EaD).

Em 2023, nas seis escolas campo tivemos a ação de 41 alunos residentes, entre voluntários e bolsistas, além de 8 preceptores (incluindo voluntários) e 4 professores do IFSul na condição de orientadores (incluindo voluntários).

As atividades desenvolvidas pelos residentes, durante o ano de 2023, incluindo regência de classe, atingiram cerca de 1300 alunos dos ensinos médio e fundamental, das escolas campo parceira.

Também em 2023 foram produzidos 6 trabalhos científicos pelo Núcleo de Informática, apresentados durante a Mostra de Ensino, Pesquisa e Extensão do Curso de Licenciatura em Computação (Campus Pelotas). No ano de 2024 ocorrerá a 2ª JODERP, Jornada de Debates da Residência Pedagógica do IFSul, onde serão apresentados os resultados e trabalhos produzidos pelos residentes, que também objetivamos publicar em um livro.

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

Outras informações sobre o os objetivos e funcionamento do Programa, modalidades de bolsa e documentos vigentes podem ser acessadas diretamente na página da Residência Pedagógica - CAPES.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página