Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Perguntas frequentes
Início do conteúdo da página

Perguntas frequentes

Escrito por Super User | Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2013, 19h35 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 16h55

Nesta seção, são divulgados os questionamentos frequentemente recebidos pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul)

 

O que é o IFSul?

Caracterizado pela oferta de educação profissional, científica e tecnológica, o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) é formado por 14 câmpus distribuídos em 13 cidades gaúchas. 

O instituto oferece cursos gratuitos em diferentes níveis e modalidades de ensino, articulando a educação básica, superior e tecnológica.

 

Quais são os cursos oferecidos pelo instituto?

O IFSul oferece cursos gratuitos em diferentes níveis e modalidades de ensino, tais como:

• Cursos técnicos de nível médio (integrados, EJA, concomitantes e subsequentes)

• Graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos)

• Pós-graduação (especializações, mestrados e doutorado)

Confira o catálogo de cursos oferecidos pelo IFSul: intranet.ifsul.edu.br/catalogo/campus

Além dos cursos regulares, o IFSul também oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) voltados à preparação para o mundo do trabalho, como cursos de idiomas e de qualificação profissional.

Acompanhe o site e as redes sociais do IFSul para ficar por dentro da abertura de novas vagas.

 

Qual a forma de ingresso nos cursos do IFSul?

O ingresso no IFSul é realizado por meio de diferentes processos seletivos. Confira abaixo como funciona para ingressar em cada tipo de curso da instituição:

Cursos técnicos: O processo seletivo é realizado por meio de vestibular próprio, com prova de conhecimentos sobre os conteúdos previstos nos editais da seleção.

Os editais e demais publicações oficiais são publicados no site do Processo Seletivo.

Cursos de graduação: A seleção se dá por meio de vestibular próprio, com prova de redação, e/ou utilização das notas do Enem, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os detalhes da seleção são especificados nos editais de cada processo seletivo.

Cursos de pós-graduação: As formas de ingressos nos cursos de pós-graduação são regulamentadas pelos editais que regem cada seleção.

Cursos de educação a distância: As vagas dos cursos EaD são preenchidas por meio de vestibular ou outro processo seletivo específico, de acordo com o edital da seleção.

Outras modalidades: As formas de ingresso em cursos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) possuem regulamentos de ingresso específicos a cada seleção.

Para saber mais sobre as formas de ingresso, clique aqui.

 

Perguntas frequentes sobre Pesquisa, Inovação e Pós-graduação

 

Perguntas frequentes sobre Gestão de Pessoas

 

Perguntas frequentes sobre a Política de Assistência Estudantil

 

_____

Conteúdo atualizado em 24/11/2023

 

Assunto(s): Internet , Comunicação , LAI
Fim do conteúdo da página