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Perguntas frequentes | Propesp

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quarta, 06 de Abril de 2022, 12h36 | Última atualização em Sexta, 23 de Setembro de 2022, 09h11

Nesta seção são divulgadas as perguntas frequentes sobre as atividades e competências da Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP), que conforme o caput do artigo 45 do Regime Geral do IFSul, é “(…) o órgão executivo que planeja, superintende, coordena, fomenta e acompanha as atividades e
políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação, integrada ao ensino e à extensão, bem como promove ações de intercâmbio com instituições e empresas na área de fomento à pesquisa, ciência, tecnologia e inovação tecnológica

 

 1. CONTATOS - PROPESP: TELEFONES, E-MAILS 

 a) Onde posso encontrar os telefones e e-mails para contato com a equipe PROPESP?

- Abaixo seguem os telefones e e-mails desta Pró-reitoria: 

- Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação - PROPESP

Telefone: (53) 3026-6089

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 - Diretoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação - DIPESP

Telefone: (53) 3026-6093

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 - Coordenadoria Administrativa da PROPESP - COADPES

Telefone: (53) 3026-6090

 E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Coordenadoria de Pesquisa e Inovação - COPI

Telefone: (53) 3026-6091

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 - Coordenadoria de Inovação Tecnológica - COINT

Telefone: (53) 3026-6092

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- Coordenadoria de Publicações Científicas - COPUC

Telefone: (53) 3026-6094

E-mail:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 (Informações extraídas de Contatos IFSul


 2. EDITAIS PUBLICADOS PELA PROPESP

a) Onde posso encontrar os editais publicados pela PROPESP?

- Os editais publicados pela PROPESP podem ser encontrados, organizados por ano, neste link:  http://editais.ifsul.edu.br/index.php?c=lista&id=1731

 


3. INSTRUÇÕES NORMATIVAS PUBLICADAS PELA PROPESP

a) Onde encontro as Instruções Normativas publicadas pela PROPESP?

- As Instruções Normativas publicadas pela PROPESP podem ser encontradas neste link:  http://www.ifsul.edu.br/instrucoes-de-servico-propesp-2

 


4. PROJETOS DE PESQUISA/INOVAÇÃO

a) O que é um projeto de pesquisa?

- Projeto de pesquisa: é um processo de investigação que tem como finalidade gerar, corroborar ou refutar conhecimentos, a partir da aplicação do método científico. É, portanto, um processo de aprendizagem tanto do indivíduo que a realiza quanto da sociedade que se beneficia dos resultados, podendo ser científica ou aplicada.

(Instrução Normativa PROPESP 04/2020 - Art. 2º, inciso I)

 

b) O que é um projeto de inovação?

- Projeto de inovação: é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e social que resulte em novos produtos, serviços ou processos. Ou ainda, algo que agregue novas funcionalidades ou características a produto, serviço ou processo já existente, que possa resultar em melhorias e em efetivo ganho de qualidade ou desempenho. 

(Instrução Normativa PROPESP 04/2020 - Art. 2º, inciso II)

 

c) O que são Projetos por Editais (PE) e Projetos por Demanda (PD)?

Projeto por Edital (PE)  - é o projeto de pesquisa/inovação que será desenvolvido total ou parcialmente no IFSul, tendo sido submetido à edital publicado pela PROPESP ou em conjunto com outras Pró-reitorias do IFSul com o objetivo de obter recursos financeiros ou cota de bolsa.

(Instrução Normativa PROPESP 04/2020 - Art. 3º, inciso I)

 

- Projeto por Demanda (PD) - é o projeto de pesquisa/inovação submetido ao edital de fluxo contínuo da PROPESP, e que será desenvolvido total ou parcialmente no IFSul.

(Instrução Normativa PROPESP 04/2020 - Art. 3º, inciso II)

 

d) Onde encontro os procedimentos para o registro de Projeto por Edital (PE) e Projeto por Demanda (PD) na PROPESP?

- Os procedimentos para o registro de Projeto de Pesquisa/Inovação por Demanda (PD) e Projeto de Pesquisa/Inovação por Edital (PE) na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP) são estabelecidos pela Instrução Normativa PROPESP 04/2020 

 

e) Como se compõe o número de registro o Projeto de Pesquisa/Inovação por Demanda (PD) e Projeto de Pesquisa/Inovação por Edital (PE)?

- Os procedimentos para a composição do número de registro do Projeto de Pesquisa/Inovação por Demanda (PD) e Projeto de Pesquisa/Inovação por Edital (PE) são estabelecidos pela Instrução Normativa PROPESP 03/2020 

 

f) Onde encontro a lista de projetos registrados na PROPESP?

 - A lista de projetos registrados a partir de 2013, pode ser encontrada neste link:  http://www.ifsul.edu.br/component/k2/item/134-projetos-registrados-a-partir-de-2013

 - A lista de projetos registrados em 2012, pode ser encontrada neste link:  http://www.ifsul.edu.br/component/k2/item/132-projetos-registrados-em-2012

 

g) Qual o modelo do relatório parcial/final do projeto registrado?

- O modelo de relatório parcial/final do projeto registrado pode ser encontrado neste link: http://www.ifsul.edu.br/instrucoes-de-servico-propesp-2/item/download/27900_938e1bafaa72214b31d8985bace53322

 

h) Como encaminho o  relatório parcial/final do projeto registrado? 

 -  Em todas as modalidades de registro do projeto de pesquisa/inovação deverá ser encaminhado relatório parcial durante o transcorrer do projeto. Da mesma forma, deverá ser remetido o relatório final, em até 30 dias após a finalização do projeto. O relatório deverá ser formalizado por meio de Processo Eletrônico no SUAP contendo o Anexo 20 e inclusão do mesmo na aba “Anexos” do projeto no SUAP.

(Texto extraído da Instrução Normativa PROPESP 04/2020  art. 14) 

 

I) Como faço para solicitar a prorrogação do projeto registrado?

- Antes do período do término da execução do projeto,  é necessário formalizar o pedido de prorrogação por meio de Processo Eletrônico no SUAP contendo o anexo 21.

- O anexo 21 (Prorrogação do Projeto) pode ser obtido no seguinte link: http://www.ifsul.edu.br/instrucoes-de-servico-propesp-2/item/download/28230_652c1053bc3df9d7895cf42514f21d95

(Texto adaptado da Instrução Normativa PROPESP 04/2020, art. 15)

 


5. GRUPOS DE PESQUISA

 a) Onde encontro os grupos de pesquisa certificados pelo IFSul, que estão cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq?

- A lista de grupos de pesquisa pode ser encontrada no link:  http://www.ifsul.edu.br/pesquisa/grupos-de-pesquisa

 


6. ESTUDANTES BOLSISTAS

a) Quem são as/os estudantes bolsistas para a PROPESP ?

- Estudante bolsista: estudante do IFSul que recebe bolsa, para executar atividades de um plano de trabalho específico dentro de projeto de pesquisa/inovação registrado na PROPESP. Serão divididos/as em duas modalidades:
a.1) bolsista interna/o - participa de projeto contemplado em edital da PROPESP,
independentemente de origem da bolsa (IFSul, CNPq, FAPERGS);
b.2) bolsista externa/o - participa de projeto contemplado em edital externo à PROPESP.

(Texto extraído da IN PROPESP 05/2020, art. 1º, inciso III, alíneas "a" e b") 

 

b) Onde encontro a lista de estudantes bolsistas cadastradas/os em projetos registrados na PROPESP?

- A lista de estudantes bolsistas podem ser encontrados neste link:  http://www.ifsul.edu.br/bolsas/discentes-bolsistas

 

c) Como faço para incluir, excluir ou substituir estudante bolsista em um projeto registrado?

- Os procedimentos para inclusão, exclusão ou substituição de estudante bolsista são estabelecidos pela Instrução Normativa PROPESP 05/2020

 

d) Para recebimento da bolsa, a/o bolsista pode ter conta em qualquer banco?

- Para o recebimento da bolsa, os dados bancários necessários dependerá da exigência do órgão de fomento, desta forma:

* Bolsas CNPq - bolsista deve ser titular em conta corrente no Banco do Brasil;

* Bolsas FAPERGS - bolsista deve ser titular em conta corrente no Banrisul;

* Bolsas IFSul - bolsista deve ser titular em conta (de preferência corrente) de qualquer banco. 

 


7. ESTUDANTES VOLUNTÁRIAS/OS

a) Quem são as/os estudantes voluntárias/os para a PROPESP?

- Estudante voluntária/o:  – estudante do IFSul que executa, sem receber bolsa para esta finalidade, um plano de trabalho específico dentro de um projeto de pesquisa/Inovação por edital (PE) ou projeto de pesquisa/Inovação por demanda (PD) registrado na PROPESP.

 

b) Onde encontro a lista de estudantes voluntárias/os cadastradas/os em projetos registrados na PROPESP?

- A lista de estudantes voluntárias/os podem ser encontrados neste link: http://www.ifsul.edu.br/component/k2/item/135-discentes-voluntarios

 


8. JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA e TECNOLÓGICA (JIC/IFSul)

a) O que é a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul?

-  Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica do IFSul:  é um evento promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP) e tem por objetivo valorizar, divulgar e avaliar a produção científica e tecnológica do IFSul. Este evento caracteriza-se por ser um espaço aberto a estudantes, servidores docentes e técnica/o-administrativas/os para a socialização de pesquisas, por meio de pôsteres, vídeos e mesas de troca de experiências.

 

b) Qual é a página do evento JIC/IFSul?

- Atualmente, a página do evento está hospedada no seguinte endereço eletrônico:  https://eventos.ifsul.edu.br/jic2022/

 


9. AUXÍLIO FINANCEIRO A PESQUISADORES

a) O que é o Auxílio Financeiro a Pesquisadores?

 - Auxílio Financeiro a Pesquisadores:  é um apoio financeiro concedido a pesquisadores no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas, nas suas mais diversas modalidades, por meio de projetos selecionados em editais promovidos pela PROPESP

 

b) Onde posso encontrar orientações sobre o uso dos recursos financeiros e prestação de contas?

- Estas orientações podem ser encontradas No Manual de Uso dos Recursos Financeiros e Prestação de Contas, disponível no seguinte link:  http://www.ifsul.edu.br/auxilio-pesquisadores

 


10. PERIÓDICOS IFSUL

a) O IFSul tem periódicos científicos?

- Sim. Os periódicos do IFSul podem ser acessados em: https://periodicos.ifsul.edu.br/

 

b) Quais são, atualmente, os periódicos do IFSul?

- São os seguintes:

1. Revista Thema;

2. Revista Educar Mais; e,

3. Revista Poliedro.

 

c) Como submeter artigos aos periódicos do IFSul?

- As/os autoras/es deverão conhecer as orientações e a política editorial de cada um dos periódicos. Para maiores informações, acessar os links descritos a seguir:

 

- Revista Thema - https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema

Revista Thema (ISSN Eletrônico 2177-2894) é um periódico trimestral multidisciplinar focado nas áreas de Ensino e de Educação, editado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul). A gestão editorial desta revista é automatizada por meio do Open Journal Systems (OJS), aplicativo computacional de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), da University of British Columbia. A submissão de artigos é contínua e feita exclusivamente por meio deste site. Para avaliação dos artigos submetidos será adotado o processo Blind Review (avaliação cega).

 

 - Revista Educar Mais - https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/educarmais

Revista Educar Mais é uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCITED) do CaVG/IFSul em parceria com os programas de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da UNIPAMPA e em Educação da Univille. A gestão editorial da Revista é executada pela Equipe do Programa Núcleo de Ensino de Ciências e Matemática (PRONECIM/CaVG/IFSul).

Tem como objetivo divulgar a pesquisa científica, artigos de revisão e resenhas das áreas de Ensino e Educação da CAPES.

A gestão editorial é automatizada por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). A avaliação é dupla cega pelos pares (double blind peer review).

A revista adota o sistema editorial com fluxo contínuo.

  

 - Revista Poliedro - https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/poliedro

Revista Poliedro é o periódico científico eletrônico da Escola de Design do IFSul, câmpus Pelotas. Tanto o acesso ao conteúdo da Revista quanto o envio de textos são realizados de forma gratuita, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A cobertura temática da revista, considerando o campo do Design, se encontra nas Ciências Sociais Aplicadas (Arquitetura, Urbanismo e Design).

A administração da Revista é realizada de forma automatizada através do Open Journal Systems (OJS). Lançada no ano de 2017, tem como finalidade a divulgação da produção acadêmica, original e relevante, de pesquisadores e de alunos de iniciação científica da área do Design. A submissão de artigos é realizada exclusivamente por meio do site, e os artigos são avaliados pelo processo de avaliação cega.

As submissões para a Revista Poliedro acontecem sempre de forma contínua, ou seja, não interrompemos em nenhum momento a recepção de manuscritos. No entanto, considerando a sua periodicidade preferencialmente semestral, haverá provável fechamento de edição nos meses de junho e outubro, para que exista tempo hábil de publicação nos meses de julho e novembro, respectivamente.

 

d) Como ter acesso aos artigos já publicados?

- Nos mesmos links de cada uma das revistas (Thema, Educar Mais e Poliedro), acessar as edições atuais e anteriores. São disponibilizados os artigos, em formato PDF, para download gratuito.

  

Contato com a Coordenadoria de Publicações Científicas:

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11. EDITORA IFSUL

 a) Como foi criada e qual é a natureza da Editora IFSul?

A Editora IFSul é instituída pela Resolução nº 139/2017/CONSUP, de 20 de outubro de 2017, tem natureza literária, técnico-científica, didática, acadêmica, artística, cultural e de cunho institucional, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (PROPESP), do IFSul, regulada por Regimento Interno próprio.

 

b) Como publicar obras pela Editora IFSul?

- A Editora IFSul recebe submissões de manuscritos para livros (propostas com, no mínimo, 50 páginas) e folhetos (propostas com até 49 páginas) em fluxo contínuo. Anualmente são publicados editais com as orientações às/os autoras/es e/ou organizadoras/es.

Os editais são disponibilizados em: http://editais.ifsul.edu.br/index.php?c=lista&id=133

 

c) Quem pode publicar pela Editora IFSul?

Servidoras/es ativas/os e inativas/os do IFSul, estudantes e quaisquer outras/os autoras/es e/ou organizadoras/es da comunidade em geral.

 

d) Como submeter manuscritos (propostas de obras) na Editora IFSul?

- As submissões se dão pelo Sistema Unificado de Administração Pública – SUAP, por meio de login e senha pessoal, das/os autoras/es e/ou organizadoras/es.

 

Para mais informações acessar: Instrução Normativa PROPESP/IFSUL Nº2, de 27 de maio de 2022, que estabelece a forma de submissão de obras à Editora IFSul. 

Link: http://www.ifsul.edu.br/instrucoes-de-servico-propesp-2/item/2026-instrucao-normativa-propesp-ifsul-n-2-de-27-de-maio-de-2022

 

e) Quem avalia as propostas de obras na Editora IFSul?

- Os manuscritos submetidos no SUAP são apresentados ao Conselho Editorial da Editora IFSul, que emite os pareceres, aprovando ou não a publicação. Não sendo possível a emissão de parecer pelas/os membras/os do Conselho Editorial, são designados avaliadoras/es externas/os (ad hoc), que se reportarão a uma/um relatora/relator conselheira/o.

 

f) Como são selecionados as/os membras/os do Conselho Editorial da Editora IFSul?

- As/os representantes, titular e suplente, das oito áreas do conhecimento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) são selecionados por edital. Não havendo inscrições, a composição do Conselho Editorial dar-se-á por convite.

O mandato das/os membras/os é de dois anos, com possibilidade de recondução por igual período.

 

g) Como é realizada a editoração das obras?

- A editoração final dos manuscritos e preparação para a publicação é de responsabilidade da Editora IFSul, mediante assinatura de Contrato de Edição, assinado pelas partes: IFSul e autora/autor ou organizadora/organizador.

 

h) Como são obtidos o ISBN e a ficha catalográfica para as obras na Editora IFSul?

- O ISBN (International Standard Book Number) é responsabilidade da Editora IFSul, que faz a aquisição junto à Câmara Brasileira do Livro (CBL).

A elaboração da ficha catalográfica é realizada por bibliotecária ad hoc, a pedido da Editora IFSul.

 

i) Qual é o formato de publicação das obras da Editora IFSul?

- As obras são publicadas em formato digital (PDF), de acesso aberto.

Na medida do possível, mediante disponibilidade orçamentária, as obras poderão ser impressas, para distribuição às bibliotecas do IFSul.

 

j) Como acessar o catálogo da Editora IFSul?

- As obras são organizadas no catálogo por área do conhecimento, em livros e folhetos.

Para conhecer as publicações, acessar o link:

http://omp.ifsul.edu.br/index.php/portaleditoraifsul/catalog

 

Contato com a Editora IFSul:

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Conheça um pouco mais sobre a nossa Editora, o que e como publicar:

https://www.youtube.com/watch?v=WRVm_w1NVrM&t=4s

 


12. CÂMARAS E COMITÊS DA PROPESP

a) A PROPESP é composta por quais câmaras e comitês?

- De acordo com o Regimento Geral do IFSul, a Câmara de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (CAMPIP),  o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e  o Comitê Técnico-consultivo de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação integram a PROPESP. 

(Texto adaptado do  Regimento Geral do Instituto Federal Sul-rio-grandense, art. 46, incisos V, IX e X) 

 

b) Onde posso encontrar as competências, regulamentos e composições destas câmaras e comitês?

- As informações sobre  as competências, regulamentos e composições das câmaras e comitês da PROPESP podem ser obtidas neste link: http://www.ifsul.edu.br/pesquisa/camaras-e-comites

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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