Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Cursos Binacionais
Início do conteúdo da página

Apresentação

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quarta, 24 de Agosto de 2016, 17h49 | Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2017, 17h25

As escolas de fronteira, ao oferecerem os cursos binacionais, trouxeram um inegável avanço na Educação Tecnológica brasileira e na dos países vizinhos. Brasil, Uruguai e Argentina que, desde a década de 90, através das discussões no âmbito do Mercosul, ensaiavam a concretização desta parceria pioneira. Em 2006 o Instituto Federal Sul-riograndense (IFSul), ainda na condição de Cefet, estabeleceu uma importante relação com Consejo de Educación Técnico Profesional - Universidad del Trabajo del Uruguay (CETP-UTU) em reunião realizada em Montevidéu com a ABC do Ministério das Relações Exteriores. Já em 2007, foram realizados cursos de capacitação envolvendo docentes do IFSul e mais de 100 servidores do CETP-UTU.

A criação dos Institutos Federais, em dezembro de 2008, possibilitou ações mais concretas com o objetivo de oferecer aos jovens brasileiros e de países fronteiriços uma formação profissional com respaldo de uma diplomação binacional. A autorização de funcionamento do câmpus Santana do Livramento, em 2010, aliado à Escola Técnica de Rivera, veio garantir efetivamente o começo dos cursos. Com câmpus Avançado Jaguarão, em 2014, ampliaram-se as alternativas educacionais, com a oferta de dois novos cursos juntamente com a Escola Técnica de Rio Branco, no Uruguai.

A parceria entre o IFSul e o CETP-UTU se estabelece como referência para os demais Institutos Federais na diplomação binacional de estudantes de dois países de fronteira. Dessa forma o IFSul quer fortalecer a relação já existente e ampliar as oportunidades na Educação Tecnológica ofertando cursos superiores binacionais, cuja proposição foi apresentada no 2º Encontro dos Institutos de Fronteira do Conif, em setembro de 2015.

+ 10 anos de uma parceira que deu certo!

 

Conheça a Revista Binacional

 

+ Conheça os cursos binacionais ofertados:

 CÂMPUS SANTANA DO LIVRAMENTO:

Técnico em Eletroeletrônica - Integrado

Técnico em Sistemas de Energia Renovável - Integrado

Técnico em Sistemas de Energia Renovável - Subsequente

Técnico em Informática para Internet - Integrado

Técnico em Informática para Internet - Subsequente

Logística (Rivera)

Gastronomia - Cozinha (Rivera)

Controle Ambiental (Rivera)

 

CÂMPUS AVANÇADO JAGUARÃO:

Técnico em Edificações 

Arroz y Pasturas - Agricultura (Rio Branco)

  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página