Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > JIFs: 74 atletas do IFSul se classificam para a etapa nacional
Início do conteúdo da página
esporte

JIFs: 74 atletas do IFSul se classificam para a etapa nacional

Último dia dos Jogos definiu os classificados nas modalidades coletivas e individuais

  • Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2016, 10h32
  • Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2016, 16h25

Pessoalmente, pelo Twitter, pela transmissão ao vivo: não interessa qual foi o meio, quem acompanhou o último dia da etapa regional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) teve que exercitar o autocontrole para acalmar o coração. O último dia dos Jogos, que terminaram nessa quarta-feira (31), em Blumenau-SC, foi decisivo para o IFSul. Após conquistarem o ouro em diferentes modalidades, 74 estudantes do instituto garantiram o passaporte para a etapa nacional dos JIFs, que acontecem no início de outubro, em Brasília. Confira, abaixo, os câmpus representantes de cada modalidade e quais vão para a etapa nacional.

>>> Confira o álbum no Facebook com fotos do evento.

Em finais e semifinais disputadíssimas nas modalidades coletivas, nossos estudantes mostraram talento, preparo e disciplina. Com essa postura, o resultado positivo também veio: conquistamos a classificação para a etapa nacional no futsal, handebol e basquete femininos e no basquete, vôlei e vôlei de duplas masculinos, que se somam ao ouro conquistado no futebol de campo no dia anterior. No atletismo, a vitória também veio nos 100m e nos 200m rasos masculino, no arremesso de peso e salto em altura feminino e no salto em distância e salto triplo masculino.

Teste cardíaco

Pelo último jogo disputado pelo IFSul nos JIFs já foi possível ter um termômetro de como foram as competições ao longo do dia. No vôlei masculino, disputado em melhor de cinco sets, os três primeiros placares foram exatamente de 25x23. Como se não bastasse, o IFSC abriu vantagem de dois sets a um, acirrando a disputa nos dois sets finais. Depois do teste cardíaco para a torcida, no entanto, o time do câmpus Pelotas retomou o controle do jogo e venceu o último set com tranquilidade por 15x4, levando o ouro para casa.

LEIA TAMBÉM:

Futebol de campo do IFSul se classifica para a etapa nacional dos JIFs

7 benefícios de praticar esportes para você começar AGORA a se mexer!

Do ginásio para a areia, a dificuldade foi semelhante. No vôlei de duplas masculino, apesar da vitória por dois sets a zero sobre o IFSC, a disputa foi acirrada. Por meio da cobertura integrada realizada junto aos estudantes, os atletas da modalidade contaram, em áudio, que a concentração dos adversários tornou a partida difícil, mas que, mesmo assim, foi possível fazer o melhor dentro da quadra para garantir o ouro. “Agora é procurar melhorar, sempre manter o foco e continuar assim”, disseram Edimilson Nascimento Filho e Jonas Justino, já mirando a etapa nacional. O foco dos estudantes foi elogiado pelo professor do câmpus Charqueadas, Sandro Barros: “Parabéns, vocês se comportaram muito bem nessa etapa e o resultado foi excelente!”, incentivou o treinador.

Foco, por sinal, não faltou para as meninas do futsal. Quem assistiu ao vídeo da comemoração delas após a vitória na semi, já conseguiu perceber que elas estavam decididas a ganhar. E não deu outra. As meninas do câmpus Pelotas-Visconde da Graça deram um show na quadra e, já pedindo perdão pelo trocadilho, encarnaram a Alemanha no jogo, vencendo as adversárias por 7x1.

Outros destaques das modalidades coletivas ficaram por conta das meninas do handebol, que venceram o IFC por 18 a 12, e dos atletas do basquete masculino e feminino. No masculino, os alunos do instituto fizeram 57 pontos contra 35 do IF Farroupilha. No feminino, as gurias venceram por 50 a 13 o time do IFSC.

Destaques nas modalidades individuais

E se as vitórias vieram nos esportes coletivos, foi no atletismo que vimos uma de nossas estrelas brilhar – e correr. Nos 100m e nos 200m rasos, o estudante Pedro Henrique Corrêa de Castro, do câmpus Charqueadas, mostrou por que levou o (justo) apelido de “Bolt” do IFSul. O segredo para os bons resultados? Pedro Henrique diz que não tem mistério: “se eu quisesse ganhar alguma coisa, eu tinha que treinar ou ia perder sempre”, contou o atleta, lembrando suas primeiras experiências no esporte, quando ainda não tinha adquirido a disciplina dos treinos. Hoje, além de comemorar a classificação, celebra a recente aprovação em testes da Sogipa para treinar também pela entidade. Mas, mesmo em excelente fase, o estudante não esquece a sua base: dedica o sucesso aos pais e aos seus professores Louize e Sandro.

O câmpus Venâncio Aires também garantiu ouro no salto em distância e no salto triplo masculino, representado pelo atleta Gustavo Dallafávera, e, no salto em altura, pelo estudante João Pedro Hickman. A estudante Laura Pilon fez bonito defendendo o câmpus Bagé e classificou o IFSul no arremesso de peso feminino. Já no salto em altura feminino, quem levou a medalha dourada foi a estudante do câmpus Pelotas, Esthefani Lettin Soares.

Experiência que vale ouro

Embora a classificação não tenha vindo em algumas modalidades, a experiência de chegar até a etapa regional já foi, para muitos, uma conquista inesquecível. Além de participarem ativamente na cobertura integrada do evento, enviando materiais e vibrando com as conquistas dos colegas, a comitiva de Santana do Livramento defendeu a camisa do time com garra no tênis de mesa. A energia e a união do grupo ainda rendeu a 3ª colocação na disputa de duplas feminino, com as alunas Francielle Vasconcellos e Sheila Roberta.

Do xadrez também veio a prova de que a experiência no JIF-Sul, por si só, já foi uma conquista. Diretamente de Blumenau, o estudante do câmpus Pelotas, Marcel Basso, fez questão de deixar seu depoimento em agradecimento à equipe. Acompanhado nos JIFs pelo professor Rony Soares, o estudante lembrou, também, que “não se pode deixar de agradecer ao Roger Minks, aluno da engenharia elétrica que ajudou e muito no treino da equipe. Temos integrantes novos, mas acredito que no ano que vem vamos mais fortes e preparados”

Saiba mais

A etapa sul-brasileira dos JIFs foi classificatória para a etapa nacional dos Jogos, que acontece em Brasília, no início de outubro. Participaram da etapa sul da competição os institutos: IFSul, IFRS, IFFarroupilha, IFSC, IFC, IFPR. A organização do evento neste ano ficou a cargo do Instituto Federal de Santa Catarina.

Interação - Para mostrar a preparação dos atletas e a visão dos próprios estudantes sobre os Jogos, a cobertura dos JIFs foi construída em contato direto com alunos participantes da competição. Acesse os canais oficiais do IFSul no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube para ficar por dentro do que rolou nos JIFs. Confira o álbum no Facebook com fotos do evento.

IFSul nos JIFs

🏆 Vôlei masculino – Câmpus Pelotas

Professor responsável nos JIFs: Thiago Borges; professor auxiliar: Márcio Peixoto

Vôlei feminino – Câmpus Pelotas

Professor responsável nos JIFs: Thiago Borges; professor auxiliar: Márcio Peixoto

🏆 Basquete masculino – Câmpus Pelotas

Professor responsável nos JIFs: Jorge Otte

🏆 Basquete feminino – Câmpus Pelotas

Professor responsável nos JIFs: Jorge Otte

Handebol masculino – Câmpus Pelotas

Professor responsável nos JIFs: Vinicius Costa

🏆 Handebol feminino – Câmpus Pelotas e Bagé

Professor responsável nos JIFs: Vinicius Costa; professor auxiliar: Tiago Hartwig

🏆 Futebol de campo – Câmpus Pelotas

Professor responsável nos JIFs: Gabriel Cunha

Tênis de mesa – Câmpus Santana do Livramento e Venâncio Aires

Professor responsável nos JIFs: Roberta Bermudes

Xadrez – Câmpus Pelotas, Bagé e Venâncio Aires

Professor responsável nos JIFs: Rony Soares

🏆 Atletismo – Câmpus Venâncio Aires, Bagé, Charqueadas e Pelotas (classificação nos 100 e 200m rasos masculino, salto em altura feminino, salto em distância masculino, arremesso de peso feminino e salto triplo masculino)

Professor responsável nos JIFs: Kenji Fuke; professor auxiliar: Tiago Hartwig

Futsal masculino – Câmpus Charqueadas

Professor responsável nos JIFs: Louize Leitzke

🏆 Futsal feminino – Câmpus Pelotas-Visconde da Graça

Professor responsável nos JIFs: Maurício Giusti

Vôlei de duplas feminino – Câmpus Venâncio Aires

Professor responsável nos JIFs: André Fonseca

🏆 Vôlei de duplas masculino – Câmpus Charqueadas

Professor responsável nos JIFs: Sandro Barros

registrado em:
Assunto(s): jifs , ifsul , jifsul , esporte , blumenau
Fim do conteúdo da página