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CERTIFICAÇÃO DO ENCCEJA

Pedido de certificação do Encceja poderá ser feito pela internet a partir de janeiro

Solicitações que requerem urgência deverão ser feitas diretamente no setor de Registros Acadêmicos

  • Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 09h15
  • Última atualização em Quinta, 19 de Dezembro de 2019, 08h51

Uma ferramenta para que os usuários possam solicitar pela internet o certificado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) será disponibilizada pelo IFSul a partir do dia 22 de janeiro.

Nesta fase de implementação da ferramenta, apenas a solicitação será online. A retirada do documento seguirá sendo feita diretamente no setor de Registros Acadêmicos dos câmpus do instituto escolhido como emissor da certificação. Quem não puder aguardar até janeiro deverá solicitar o documento diretamente nesse setor, desde que devidamente justificada a necessidade de urgência, como, por exemplo, matrícula em instituições de ensino. O prazo de expedição será de cinco dias úteis.

Documentação

Para a retirada do certificado é necessário ter mais de 18 anos, ter o boletim individual do Encceja (impresso na página do participante), apresentar carteira de identidade, CPF (e cópias desses documentos), e nos casos em que for necessário o solicitante deve preencher um formulário no qual deve declarar estar quite com a justiça eleitoral e com o serviço militar obrigatório.

Quem não puder retirar o certificado pode indicar um representante, que através de procuração e munido de toda a documentação exigida, pode retirar o documento.

 

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