Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reitoria do IFSul contará com horta voltada à sensibilização sobre sustentabilidade
Início do conteúdo da página
iniciativa

Reitoria do IFSul contará com horta voltada à sensibilização sobre sustentabilidade

Lançamento da iniciativa, que alia a educação ambiental e o bem-estar de quem trabalha na unidade, contou com palestra sobre a implantação de hortas urbanas

  • Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 11h17
  • Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 14h23

De onde veio a bandeja de morangos que você comprou no supermercado? E aquele pé de alface, será que era livre de agrotóxicos? Essas são apenas algumas questões que uma simples ida ao supermercado pode suscitar, mas uma iniciativa nascida na Reitoria promete levar quem trabalha na unidade a repensar mais profundamente os nossos padrões de produção e de consumo de alimentos.

Lançada nesta semana, a iniciativa da Horta Urbana da Reitoria será um espaço para que quem trabalha na unidade possa participar de todo o processo de preparo da terra e de plantio e colheita de hortaliças, ervas e temperos orgânicos. A palestra, que lançou oficialmente o projeto, foi ministrada por Daniela Lumertz da Luz, que faz parte da organização da feira virtual do Bem da Terra e do Grupo de Agroecologia da UFPel, e teve como tema o conceito e a forma de implantação de hortas urbanas.

Além de promover um espaço de discussão e de vivências sobre sustentabilidade, a iniciativa busca promover a qualidade de vida e integrar as pessoas que trabalham na Reitoria. De acordo com a servidora Débora Secchi, integrante do Núcleo de Gestão Ambiental Integrada (Nugai) da Reitoria e uma das responsáveis pelo projeto, a proposta da horta nasceu, inclusive, com o objetivo de contemplar o Plano de Logística Sustentável do IFSul, especialmente no que se refere à educação ambiental e ao bem-estar de toda a comunidade da Reitoria.

Primeiros passos

Já com um espaço pré-definido no pátio da Reitoria, a implantação da horta deve começar ainda neste mês. Segundo a servidora e integrante da iniciativa, Priscila Pereira, os detalhes da organização do plantio e da colheita ainda serão definidos pelo Nugai e pela Coordenadoria de Gestão Sustentável (CGS), responsáveis pelo projeto. “Posteriormente, será divulgado um informe para as/os servidores com essas informações e aberto um período para que as pessoas interessadas possam se inscrever”, destaca.

Identificadas as pessoas interessadas em participar do projeto, será elaborada uma escala de atividades entre os participantes para a manutenção da horta. Além disso, outra etapa inicial do projeto será a realização de uma campanha na unidade para a doação de mudas e sementes a serem plantadas no espaço.

registrado em:
Fim do conteúdo da página