Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul participa do 9º Fórum Nacional de Coordenadores do sistema UAB
educação a distância

IFSul participa do 9º Fórum Nacional de Coordenadores do sistema UAB

No fórum, ocorreram discussões sobre as novas diretrizes para a educação a distância

• Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2016, 10h49
  • Última atualização em Terça, 11 de Outubro de 2016, 15h34

Em comemoração aos dez anos do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ocorreu, nos dias 27 e 28 de setembro, o 9º Fórum Nacional de Coordenadores do sistema, em Brasília. O IFSul esteve representado no evento pelo coordenador UAB, Ricardo Rios Villas Boas.

De acordo com o coordenador, uma das principais discussões do fórum foi a socialização das novas diretrizes para a Educação a Distância, após a alteração no comando do Ministério da Educação (MEC) e seus órgãos vinculados, especialmente a Capes e a Diretoria de Educação a Distância (DED). A perspectiva apontada durante o Fórum pelo presidente da Capes, Abilio Neves, é para o fortalecimento da Educação a Distância e expansão do sistema UAB, passando pela institucionalização da modalidade.

Em setembro, entre os dias 12 e 15, também ocorreram o 13º Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e o 2º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciesud), em Minas Gerais. Com o tema “Humanismo, Tecnologias e Políticas em EAD”, os eventos debateram amplamente as discussões nacionais para o fortalecimento da Educação a Distância (EaD) no País.

O sistema UAB

A Universidade Aberta do Brasil é uma política pública voltada à democratização e interiorização do acesso ao Ensino Superior.  O sistema UAB conta, atualmente, com a participação de 106 instituições, atendendo 130 mil estudantes, em cerca de 600 polos de apoio presencial. Segundo o coordenador, há previsão de novas vagas no IFSul para os cursos EaD em 2017.