Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > CaVG completa 93 anos de histórias nesta quarta (12)
Aniversário

CaVG completa 93 anos de histórias nesta quarta (12)

Há seis anos a instituição está vinculada ao IFSul

• Publicado: Terça, 11 de Outubro de 2016, 10h50
  • Última atualização em Sexta, 14 de Outubro de 2016, 16h00

Nesta quarta-feira (12), o câmpus Pelotas-Visconde da Graça completará o seu 93º aniversário. Tendo em vista a importância da data para a instituição, a comemoração contou com um jantar em uma churrascaria da cidade na noite da segunda-feira. No dia 16, acontece um almoço da ASSEXPA e no dia 26, o tradicional bolo de aniversário para servidores e alunos do câmpus.

Vamos contar um pouco da história do câmpus Pelotas-Visconde da Graça.

Essa instituição foi criada em 12 de outubro de 1923, como Patronato Agrícola Visconde da Graça, com o apoio do então ministro da agricultura, o pelotense Dr. Ildefonso Simões Lopes, ficando subordinada ao Ministério da Agricultura. O nome Visconde da Graça foi em homenagem ao Sr. João Simões Lopes Filho, falecido em 1893, fazendeiro e dono da antiga Estância da Graça, e que detinha o título de Visconde da Graça. A escola está localizada em uma área de 201 hectares que foram doados pela família Simões Lopes ao Ministério da Agricultura. Naquela época, como Escola de Alfabetização Rural, eram ensinadas noções elementares de agricultura e criação de animais domésticos.

Onze anos mais tarde, em 1934, o Patronato foi extinto e passou a funcionar como Aprendizado Agrícola Visconde da Graça e, em 1947, com a mudança ocorrida no sistema de ensino, além da Iniciação Agrícola, mais duas novas séries deram origem ao chamado curso de Mestre Agrícola, passando a chamar-se Escola Agrotécnica Visconde da Graça.

Em 1957, uma lei orgânica possibilitou a criação do Colégio de Economia Doméstica e Rural, o que deu oportunidade para que meninas estudassem na Escola, tradicionalmente apenas de rapazes.

Em 1961, a Escola desvinculou-se do Ministério da Agricultura e passou a fazer parte do Ministério da Educação, passando dois anos depois de Escola Agrotécnica para o formato de Colégio Agrícola. Passou a ter o ginásio agrícola de 1ª a 4ª série e em 1964 mudou o nome para Colégio Agrícola Visconde da Graça, o que originou a sigla CaVG.

No ano seguinte, 1968, um decreto presidencial estabeleceu a transferência das escolas de ensino técnico para as Universidades, e o CaVG, ao incorporar o Colégio de Economia Doméstica, em 1969, é integrado a Universidade Federal de Pelotas. Cumpre lembrar que a Universidade Federal de Pelotas foi fundada em agosto de 1969, portanto, o CaVG e outras escolas e Faculdades deram alicerce à UFPEL como as primeiras unidades acadêmicas da Instituição.

Em 2008 são criados os Institutos Federais de Educação e em 2009, a comunidade do CaVG, por voto, decide por sua integração ao IFSul, o que foi efetivado em 2010, e passa então a ser denominado por câmpus Pelotas - Visconde da Graça.

Assim, a escola esteve 38 anos vinculada ao Ministério da Agricultura, 8 anos diretamente ao Ministério da Educação, 40 anos vinculada à Universidade Federal de Pelotas e já há 6 anos como câmpus integrante do IFSul.

Assunto(s): Aniversário