Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul participa do encontro das Instituições Públicas de Ensino Superior gaúchas
Cooperação

Foram apresentadas propostas integradas com o objetivo de fortalecer ações de Ensino, Pesquisa e Extensão

• Publicado: Sexta, 16 de Setembro de 2016, 13h34
  • Última atualização em Sexta, 16 de Setembro de 2016, 13h54

Reitores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Estado se reuniram na Reitoria da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na tarde desta terça-feira (14), para tratar do desenvolvimento de ações integradas nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Outro assunto discutido foi a criação de um Fórum das IES.

Estiveram reunidos os reitores da Uergs, Arisa Araujo da Luz, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Marco Antonio Hansen, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Amilton Figueiredo (reitor em exercício), Sul-rio-grandense (IFSul), Marcelo Bender, e Farroupilha (IFFar), Carla Jardim, além da vice-reitora da Uergs, Eliane Kolchinski.

“Este encontro demonstra o desejo e a efetivação de ações que fortaleçam o Ensino Superior Público e gratuito em nosso Estado, num momento em que tanto se questiona a educação, e em que precisamos dar respostas efetivas para uma aprendizagem de qualidade, onde cada egresso entenda seu papel social e a eficiência na sua área de atuação”, pontuou Arisa.

Por meio do Fórum será possível, por exemplo, a utilização compartilhada de laboratórios e bibliotecas pela comunidade acadêmica de todas as instituições participantes. “Esta iniciativa trará um ganho para o Estado porque, a partir disso, desenvolveremos um trabalho cooperativo que aumentará nosso poder de entrega de uma educação de qualidade”, disse o reitor do IFSul.

Carla Jardim também falou sobre a importância do encontro para a criação de uma rede de Ensino Superior público que atenda as demandas do Estado. “Nós precisamos unir nossos discursos para mostrar à sociedade a importância do trabalho que desenvolvemos”, ressaltou.

O reitor da Unipampa também falou sobre a importância da criação da rede. “A criação do Fórum é de fundamental importância, porque quanto mais nos unirmos, mais fortes nos tornaremos”, assinalou.

Encontros com parlamentares e MEC

A busca pelo apoio de parlamentares da bancada gaúcha na Câmara dos Deputados e no Senado para a manutenção do Ensino Superior Público também esteve na pata. Uma das iniciativas do grupo será a participação em reuniões da bancada gaúcha, em Brasília. “Precisamos buscar apoio da bancada gaúcha para que destine emendas em favor das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Sul”, disse o reitor em exercício do IFRS, Amilton Figueiredo.

Os reitores também pretendem se reunir com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para tratar do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Programa (Parfor).

Participaram da reunião os pró-reitores da Uergs de Administração, Ismael Ramadam, de Ensino, Argard Lutz, de Extenão, Ernane Pfüller, de Pesquisa e Pós-Graduação, Clódis Andrades Filho, e a assessora do reitor do IFSul, Ana Maria Geller.

Convênio

Ao final da reunião, a Uergs e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) assinaram um protocolo de intenções para estabelecer atividades de cooperação nas áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Técnica.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs)