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Servidor, já pensou em ser fonte de informação em matérias jornalísticas?

Coordenadoria de Comunicação Social do IFSul lança formulário para cadastro de interessados em contribuir como fonte de informação em materiais jornalísticos e de comunicação

  • Publicado: Terça, 09 de Agosto de 2016, 17h29
  • Última atualização em Terça, 09 de Agosto de 2016, 17h29

 

Com 14 câmpus espalhados pelo estado, às vezes fica difícil saber tudo o que acontece em cada unidade do IFSul, não é mesmo? Para ultrapassar essa barreira, a Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) do IFSul disponibiliza um formulário a você, servidor, interessado em contribuir como fonte de informação em materiais jornalísticos e de comunicação, tanto internos quanto externos ao instituto. O questionário poderá ser preenchido neste link e estará acessível na aba Comunicação do site do IFSul.

A demanda pela construção do cadastro surgiu da necessidade de formar um banco de técnico-administrativos e docentes do instituto qualificados e dispostos a participarem de entrevistas jornalísticas sobre temas específicos e integrarem outras propostas de materiais impressos e audiovisuais da instituição. Além disso, com o cadastro, também será possível indicar com mais facilidade profissionais do instituto para pautas demandadas pela imprensa externa, como jornais e veículos de rádio, TV e web.

Devido ao conteúdo do questionário, as informações ainda poderão ser utilizadas para atualizar a Comunicação sobre as iniciativas ligadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão que acontecem nas diferentes unidades do IFSul, facilitando a divulgação da iniciativa, conforme conveniência e oportunidade, em materiais impressos, digitais ou audiovisuais do instituto.

Formulários de sugestão de pauta e de programação visual seguem em funcionamento

Mas atenção: é importante lembrar que se você possui demandas específicas para solicitar à CCS, existem duas formas, já consolidadas, para fazê-lo: os formulários de sugestão de pauta jornalística e de solicitação de serviços de programação visual. Com a utilização dessas ferramentas, você pode pedir a elaboração de materiais gráficos ou sugerir pautas jornalísticas ao setor, como cobertura de eventos e divulgação de acontecimentos factuais.

“A criação do cadastro de fontes surgiu, inclusive, pela utilização bem-sucedida dos dois formulários de solicitação de serviços da CCS”, destaca o coordenador de Comunicação Social do IFSul, Alessandro Schwonke. Segundo ele, a consolidação dos formulários, utilizados há mais de um ano pelo setor, mostra as potencialidades de se investir cada vez mais em ferramentas que democratizem a comunicação no instituto.

Saiba o que é solicitado no cadastro de fontes:

Informações para contato: as primeiras perguntas do questionário foram elaboradas para sabermos qual o seu vínculo com o IFSul (seu câmpus e cargo) e termos acesso às melhores formas de contato com você, como e-mail e telefone.

Assuntos de domínio do servidor: uma das questões é relacionada a quais assuntos você se sente mais confortável a abordar em entrevistas, reportagens e outros materiais de comunicação. Um professor de física, por exemplo, pode indicar quais conteúdos dessa área está mais acostumado a estudar e pesquisar.

Tipos de mídias preferenciais: nem todo mundo se sente à vontade em frente a uma câmera, não é verdade? Por isso, um dos itens pergunta em quais tipos de mídias você se sentiria mais confortável em contribuir como fonte: impressa, sonora, audiovisual e digital. Aqui, é possível indicar mais de uma opção.

Formação acadêmica: uma das formas mais simples de sabermos as áreas de interesse do servidor é conhecendo a sua formação. Uma das questões é exatamente para isso: para que você informe, de maneira bem resumida, a sua formação acadêmica.

Iniciativas relevantes: muitas vezes nos envolvemos com atividades que não possuem, necessariamente, alguma relação com a nossa área de formação. No entanto, algumas dessas iniciativas tomam grandes proporções e acabam sendo altamente relevantes para a nossa comunidade. Para valorizar essas ações e saberes, foi elaborada essa questão.

Projetos de ensino, pesquisa e extensão: nessa pergunta, queremos saber se você é envolvido em algum projeto na sua unidade. Se sim, não deixe de nos apresentar brevemente o seu projeto, o público contemplado e os principais objetivos.

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