Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

Portuguese English French German Italian Spanish

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Uhu... Vamos viajar??? Antes, partiu conferir o #FICADICA da vez!
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Uhu... Vamos viajar??? Antes, partiu conferir o #FICADICA da vez!

Quer estudar fora do Brasil? Então, #ficadica:  se você é um dos incontáveis candidatos a um intercâmbio estudantil, a primeiríssima coisa a fazer é estudar uma segunda língua.

  • Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2016, 15h16
  • Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2016, 15h32

Se você curte a ideia de viver a experiência de um intercâmbio estudantil, uma ótima notícia: você tem chance aqui no IFSul. E olha, sem ter que pagar nada (só pelas lembrancinhas, claro!).

Mas antes de carimbar o seu passaporte para os Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Uruguai ou Portugal (países parceiros do instituto), há alguns passos que você deve seguir atentamente.

E o primeiro deles, sabe qual é? Ah, óbvio que sabe, já rolou um spoiler, né? Tudo bem, porque na verdade esse é um critério tão, mas tão importante, que merece ser dito e repetido: você precisa saber um segundo idioma. Isso é essencial no processo de seleção!

Existem critérios do processo de seleção que podem definir sua aprovação ou não em um programa de mobilidade e que dependem de tempo para que você esteja bem preparado (a).

E tem mais alguns critérios que você precisa conhecer, por isso, reserve alguns minutinhos e dê uma boa lida nas próximas linhas. O #ficadica traz informações preciosas para você:

Toda seleção é regida por um edital. Mas o que pretendemos, ao fazer essa matéria, é incentivá-lo (a) a não ficar esperando a publicação do documento. Existem critérios do processo de seleção que podem definir sua aprovação ou não em um programa de mobilidade e que dependem de tempo para que você esteja bem preparado (a).  

Com ajuda da Lydia Tessmann Mülling da Motta, a coordenadora do e-Tec Idiomas do IFSul, nós vamos elencar alguns deles.

 

#FICADICA 1: POR ONDE COMEÇAR

Sem querer ser repetitivo (já sendo, porém com motivos bem razoáveis), vamos bater na tecla do idioma. Sabe por quê? Porque quando perguntamos para a Lydia o que um (a) candidato (a) deveria fazer para garantir uma vaga num intercâmbio, olha qual foi o primeiro item que ela apresentou:

“Se um estudante quer participar de um programa de mobilidade, a primeira coisa é entender que precisa estudar um outro idioma”.

E as razões são óbvias, né? Tá convencido (a) ou precisamos falar mais sobre isso? Bem, como deduzimos que você vá responder que não, sigamos em frente.

Agora é a hora de falarmos sobre onde estudar uma segunda língua.

 

#FICADICA 2: E-TEC IDIOMAS

E quer outra notícia realmente animadora? Vamos lá: O IFSul oferece gratuitamente cursos de espanhol e inglês de forma semipresencial por meio de um programa chamado e-Tec Idiomas.

É claro que você pode estudar uma segunda língua onde achar mais conveniente. Importante esclarecer isso para que ninguém ache que possa ser excluído por não fazer o e-Tec.

No entanto, se você se interessou pelo e-Tec Idiomas, para concorrer a uma vaga, é bem importante que você fique atento aos editais publicados pelo Núcleo de Idiomas. São documentos que regem as seleções.  

Novos módulos são ofertados a cada semestre, e qualquer estudante pode se matricular.

Alguns câmpus do instituto oferecem cursos de extensão em outras línguas. Então, é bem importante que você procure o setor de extensão do seu câmpus e se informe sobre essa possibilidade.

“Os cursos de extensão das universidades também são outra porta aberta para estudar idiomas. Se a sua cidade tem uma universidade, provavelmente há cursos por extensão para a comunidade. Fique atento! ”. Taí, mais uma dica da Lydia!

 

#FICADICA 3:  COMPROVANDO SEU CONHECIMENTO

É muito importante ter o seu conhecimento comprovado por um teste de proficiência!

Sim, você terá que comprovar que estudou.  Mas, fique calmo (a), normalmente um curso bem feito de dois anos já prepara o aluno para as provas de proficiência. 

O IFSul mantém convênio com países falantes principalmente de inglês, espanhol, francês e alemão.

Em relação aos testes, o IFSul oferece o TOEFL ITP e o TOIEC (que terá uma oferta piloto em breve) gratuitamente para os estudantes! Os demais testes são pagos e todos eles têm validade, portanto, não deixe para pensar nisso na última hora! Programe-se com antecedência.

No fim desta matéria, vamos disponibilizar os links para você. Aqui no site, sempre que há provas de proficiência, nós divulgamos. Dá uma passadinha por aqui com frequência!

 

#FICADICA  4: OUTROS CRITÉRIOS IMPORTANTÍSSIMOS

Sabe aquele conselho da sua vó, sua mãe: tire boas notas, não falte à aula? Conta muito, hein? Você precisa ter um bom aproveitamento acadêmico, tem que ser assíduo (nada de ficar matando aula), destacar-se positivamente!

Agora que falamos muito sobre o segundo idioma, precisamos informar sobre outros critérios que têm peso altíssimo, como notas e assiduidade. Veja aí:

Seja um bom aluno! Isso mesmo! Sabe aquele conselho da sua vó, sua mãe: tire boas notas, não falte à aula? Conta muito, hein? Você precisa ter um bom aproveitamento acadêmico, tem que ser assíduo (nada de ficar matando aula), destacar-se positivamente!

Lydia explica que isso é importante porque “muitas vezes, esses dois quesitos fazem parte da etapa de classificação de muitos editais de mobilidade”.


Ou seja, notas ruins e faltas podem tirar um estudante do processo já na fase inicial da seleção. Já pensou, que pena! Ser desclassificado por algo que você realmente poderia ter evitado?

Então, dê o seu melhor! Faça o seu melhor!

Outra dica: seja ativo (a). Isso! Envolva-se com projetos de pesquisa ou de extensão. Conta pontos para intercâmbio, mas muito mais do que isso, vai ser bom para você, para sua vida, independentemente de qualquer outra coisa. Aproveite bem esse tempo conosco e todas as oportunidades de aprender mais, desenvolver projetos, crescer!

Ah...Trabalhos voluntários também estão valendo.

A participação em projetos de extensão, pesquisa ou outras atividades possibilita ao estudante outras vivências e isso pode fazer parte da etapa classificatória.

O programa Jovens Embaixadores, patrocinado pela Embaixada Americana, por exemplo, tem como requisito, além do idioma, a atuação do aluno como voluntário”, observa Lydia.

 

#FICADICA 5: DINHEIRO

E em relação aos gastos?  Lá no comecinho desta matéria dissemos que você pode fazer um intercâmbio totalmente de graça. E pode mesmo! Vários alunos nossos já viveram essa experiência, porque muitos programas de mobilidade cobrem os custos de moradia, alimentação e alojamento do estudante contemplado.  

Entretanto... precisamos informar que também existe a possibilidade de intercâmbios não custeados pela instituição. Ou seja, o aluno que quiser participar terá de pagar alguma parte ou todas as despesas.

Existem diversos programas os quais você pode se candidatar, como, por exemplo, o Jovens Embaixadores dos EUA, que já citamos ali em cima. Além desse, existem agências internacionais que oferecem bolsas de estudo em diferentes níveis, como a Fulbright, a Campus France, a DAAD e o Santander Cultural.

O importante é ficar atento ao que está previsto no edital, para saber se é ou não ideal para você. Tudo isso fica esclarecido nesse documento, de forma bem clara.

E caso você queira realizar um período de estudos no exterior custeando suas próprias despesas, é possível entrar em contato com a Diretoria de Assuntos Internacionais (DAI) para saber qual a instituição parceira do IFSul que poderia recebê-lo (a) e elaborar um programa de estudos. Para isso, envie um email para dai@ifsul.edu.br.

 

MAIS DE 200

Esse é o número de alunos do IFSul que já foram para o exterior através de diferentes programas de mobilidade.

Neste momento em que você lê essa matéria temos 5 alunos na França, contemplados com o programa Brafitec/Capes para alunos das engenharias. Esse programa oferece bolsas de estudo completa para estudantes dos cursos de engenharias mecânica e elétrica em duas instituições bem renomadas: a École de Mines dÁlès e o Sigma – Clermont. Se você é estudante de outra engenharia, boa notícia: no futuro o IFSul pretende contemplar outros cursos da área.

Um deles é o Rudy Heigert, aluno de engenharia mecânica do câmpus Sapucaia do Sul. Ele está na França pelo programa Brafitec, e nos contou um pouco sobre essa experiência.

“Em julho do ano passado, após muitos desafios, consegui concretizar meu objetivo de ser um dos participantes no Programa Brafitec. A partir do momento que cheguei à França comecei a ter o privilégio de conviver com esta nova cultura, me proporcionando a cada instante expandir meus horizontes em muitos aspectos. No meio acadêmico me sinto desafiado a cada dia, tendo que atender os mesmos objetivos impostos aos alunos franceses. Contudo, todo obstáculo pôde ser superado até agora, e cada momento tem valido muito a pena. Boa sorte aos novos candidatos! ”

EDITAIS

Como alertamos no #ficadica sobre assistência estudantil, é muito importante, mas muito mesmo, que você fique atento aos editais. São esses documentos que trazem todas as informações sobre os benefícios a que você tem direito.

Agora, por exemplo, está aberta uma pré-seleção para um intercâmbio no Canadá!

Nós lhe aconselhamos a - frequentemente - acessar os editais publicados para não perder nenhuma oportunidade, porque de tempos em tempos surgem possibilidades bem interessantes.

Agora, por exemplo, está aberta uma pré-seleção para um intercâmbio no Canadá!

Imaginou que ruim seria perder a chance de viver uma experiência impactante, como estudar fora, por desconhecimento?

 

Então, nos despedimos por aqui. Na próxima vez que voltarmos com o #ficadica, vamos falar sobre cultura. Tem muita coisa boa acontecendo no IFSul que pode lhe interessar. 

O #ficadica é feito porque nosso desejo é mostrar tudo de bom que existe para você viver nesse tempo de IFSul!

Ah... aí embaixo estão os links que prometemos.

Lista de links MUITO importantes se você quer estudar fora:

Facebook do IFSul | Facebook da Diretoria de Assuntos Internacionais | Portal do IFSul  | Editais Internacionais

Para dúvidas sobre e-Tec Idiomas: envie e-mail para nucleodeidiomas@ifsul.edu.br

Testes de proficiência

Inglês:

TOEFL | IELTS

Francês:

TCF |DELF | DALFAliança Francesa

Alemão:

Exames do Goethe-Institut

Espanhol:

DELE

 

 Por Lúcia Volcan Zolin e Mariana Argoud Dias

registrado em:
Fim do conteúdo da página