Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > A Avaliação da Política de Assistência Estudantil do IFSul já está disponível
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A Avaliação da Política de Assistência Estudantil do IFSul já está disponível

Todos os membros da comunidade interna da instituição estão convidados a participar. Os questionários estarão disponíveis até o dia 28 de fevereiro de 2025. 

  • Escrito por Luísa Brito (estagiária), sob supervisão de Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
  • Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 09h00
  • Última atualização em Quinta, 05 de Dezembro de 2024, 09h00

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está promovendo a Avaliação da Política de Assistência Estudantil. A iniciativa é destinada a estudantes presenciais dos Ensinos Médio e Superior, além de servidores e colaboradores terceirizados de todos os câmpus. Os questionários estarão disponíveis até o dia 28 de fevereiro de 2025 e podem ser acessados de forma virtual. 

Os formulários da avaliação foram elaborados de maneira distinta para atender às especificidades dos diferentes públicos da comunidade acadêmica. O formulário direcionado aos estudantes busca compreender suas experiências e percepções sobre os benefícios e programas ofertados, como os auxílios alimentação, transporte, moradia, e programas como o Pé-de-Meia. Questões relacionadas ao perfil socioeconômico, faixa etária, autodeclaração de cor ou raça, câmpus, modalidade de ensino e satisfação com os serviços prestados são abordadas para obter uma visão ampla das necessidades e impactos das ações institucionais. 

>> Se você é estudante, clique aqui para acessar

Já o formulário para servidores e colaboradores terceirizados tem foco em aspectos relacionados à vivência profissional e ao suporte oferecido pelo IFSul, garantindo que a avaliação contemple diferentes perspectivas para o aperfeiçoamento das políticas. Além disso, busca entender as condições de trabalho das equipes de assistência estudantil, dificuldades enfrentadas, e sugestões para melhoria das políticas e serviços. Com perguntas abertas, o formulário também permite que os participantes façam críticas, elogios e deem sugestões diretamente ao Departamento de Gestão de Assistência Estudantil (Degae), auxiliando no desenvolvimento da avaliação com perspectivas diversas e complementares.

>> Para os servidores e terceirizados, o formulário é este aqui

A avaliação busca criar um espaço de escuta para que a comunidade acadêmica possa refletir sobre as ações desenvolvidas na Política de Assistência Estudantil. Esse conjunto de princípios e diretrizes é implementado desde 2011 e busca promover o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes em situações de vulnerabilidade.

As contribuições coletadas nos formulários serão fundamentais para qualificar as ações ofertadas e identificar oportunidades de melhoria nos programas. Essa política é gerida de forma sistêmica pelo Departamento de Gestão de Assistência Estudantil (Degae), em parceria com a Pró-reitoria de Ensino (Proen), as equipes de assistência estudantil dos câmpus e com o suporte da Câmara de Assistência Estudantil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página