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IFSul lança programa institucional de prevenção e combate ao bullying e à violência escolar

Viva Feliz: Bullying não! em um Manifesto Cuticuti foi um evento realizado para o lançamento oficial do programa

  • Escrito por Luísa Brito (estagiária), sob supervisão de Vinícius Waltzer | Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
  • Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2024, 08h47
  • Última atualização em Quarta, 18 de Dezembro de 2024, 10h38

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) lançou o Programa Institucional de Prevenção e Combate ao Bullying e à Violência Escolar no dia 27 de novembro, no câmpus Pelotas. Trata-se de uma iniciativa voltada à conscientização da comunidade escolar sobre os impactos do bullying e à promoção de um ambiente acadêmico mais acolhedor e saudável. 

Na ocasião, foi realizado o evento "Viva Feliz: Bullying Não! em um Manifesto Cuticut". A programação incluiu oficinas e uma atividade de intervenção com a distribuição de materiais educativos, abordando estratégias para prevenir e combater o bullying. As ações buscaram promover o diálogo sobre práticas de respeito e empatia. O Programa prevê atividades permanentes e periódicas com a comunidade escolar.

O evento contou com a participação da artista Melissa Westphal, do Manifesto Cuticuti. A artista é estudante egressa do IFSul e realizou oficinas e uma atividade de intervenção. 

A iniciativa faz parte do projeto "Viva Feliz: Bullying não!", que reúne esforços do IFSul para desenvolver estratégias de enfrentamento ao bullying no ambiente acadêmico. O evento também está alinhado à Política de Prevenção e Enfrentamento a Assédios e Violências do IFSul, coordenada pelo Departamento de Educação Inclusiva (Proen/IFSul).

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Entre as iniciativas que fundamentam essa política, destaca-se a pesquisa "Violação dos Direitos Humanos e Bullying no Contexto Escolar: Diagnóstico e Proposta de Intervenção com Base no Empoderamento dos Alunos", que combina atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desenvolvida em parceria com o IFMT, a pesquisa promove ações afirmativas para inclusão, permanência e sucesso dos estudantes, reforçando uma cultura de paz na comunidade escolar. O estudo, iniciado em 2016 pelo Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), passou a ser conduzido em cooperação técnica entre as instituições a partir de junho de 2022.

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