Novembro azul
Enf Nalba Mirenda
NASS/DADEP/PROGEP
Novembro é o décimo primeiro mês e o penúltimo do ano no calendário gregoriano. Manteve seu nome quando janeiro e fevereiro foram adicionados ao calendário romano (Rômulo c. 750 a.C.) que começava em março. Originário da palavra latina novem (nove) ou o nono mês. O calendário foi alterado por Numa Pompílio e mais tarde por Júlio César.
É mês de final da primavera no hemisfério sul e final do outono no hemisfério norte.
O mês “Azul”, de combate ao câncer de próstata e ao diabetes, também é o mês “Dourado” da conscientização sobre o câncer infanto-juvenil. Nele também tem o dia do não fumar, do doador de sangue, o dia da gentileza, da consciência negra, da não violência contra a mulher, dia memorável às vítimas de trânsito, além do dia de finados, de todos os santos e da Proclamação da república.
Tudo isto para nos fazer refletir, no penúltimo mês do ano e antes que comecemos os festejos, sobre coisas importantes, mas que passam desapercebidas na nossa rotina corrida! Refletir sobre tudo o que pode ser melhorado para o ano seguinte, fazer planos cabíveis na nossa realidade e então agradecer o aprendizado e brindar o futuro em azul, dourado, amarelo, verde, rosa...
A campanha do Novembro Azul quer conscientizar, ainda mais, a população masculina sobre a necessidade de cuidar do seu corpo e também da mente. Praticar exercícios, ter uma alimentação equilibrada, parar de fumar, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e, também, fazer o exame da próstata, periodicamente.
"A reflexão não muda o passado, mas redefine o futuro."
https://pt.wikipedia.org/wiki/Novembro; https://ensina.rtp.pt/artigo/novembro; https://www.bol.uol.com.br
Redes Sociais