Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Sistema de Bibliotecas do IFSul reúne diversas funcionalidades em novo espaço virtual
novidade

O novo portal, desenvolvido em cooperação entre as bibliotecas, reúne informações e serviços facilitando o acesso dos usuários

• Escrito por Gabriela Santos Pereira (estagiária), sob supervisão de Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social da Reitoria
  • Publicado: Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 14h47
  • Última atualização em Segunda, 14 de Fevereiro de 2022, 14h49

Todas as informações em um único espaço. Foi com este objetivo, de facilitar o acesso dos usuários a todos os serviços disponibilizados pelas bibliotecas do IFSul, que nasceu um novo espaço intuitivo e funcional no site da instituição. O Portal das Bibliotecas reúne informações, funcionalidades e serviços que atendem à comunidade acadêmica de todos os câmpus do IFSul de forma centralizada e de fácil acesso.

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O NOVO PORTAL

O novo espaço pode ser acessado clicando no botão “Biblioteca”, a partir da página inicial do site do IFSul e também a partir do Espaço do Estudante.

Usuários encontrarão diversas funcionalidades no mesmo lugar

O Portal das Bibliotecas reúne uma série de serviços voltados à comunidade acadêmica. Uma das suas principais funcionalidades é o acesso ao catálogo online do acervo de diferentes plataformas de pesquisa como a Biblioteca Virtual Pearson, o Portal Capes e o Repositório Institucional, bem como a tutoriais para acesso a essas plataformas de pesquisa.

Também estão disponíveis informações sobre pagamento de multa, reservas e renovações, recebimento de doações, termos e formulários, bem como todos os outros serviços e produtos oferecidos, além do horário de atendimento e contato das bibliotecas.

Novidades por vir -  Além das funcionalidades já implementadas, o Sistema de Bibliotecas do IFSul, órgão responsável pela criação e gerenciamento do portal, está trabalhando na atualização do manual de trabalhos acadêmicos do instituto, a fim de disponibilizar templates pré-formatados para auxílio aos usuários.

Outra funcionalidade ainda em construção é um ambiente de informes e notícias com o objetivo de destacar o que acontece nas bibliotecas do IFSul, aprimorando a distribuição e recebimento de informações sobre a área.

Receptividade e feedback

De acordo com a bibliotecária Vanessa Levati Biff, a receptividade da iniciativa tem sido muito positiva. “O Portal está lindo e objetivo, e facilita muito ter um endereço único para acesso a todas as informações”, destaca. A servidora complementa que é justamente a partir da experiência das pessoas ao utilizar o espaço que outras novidades poderão surgir. “O feedback dos usuários é muito importante para a constante atualização do Portal para melhor atender suas necessidades. Já identificamos que o próximo passo é incluir um redirecionamento para o Portal no site de todos os câmpus para torná-lo ainda mais conhecido e acessível para a comunidade.”

Saiba mais

Desenvolvido durante o período de atividades remotas implementadas por conta da pandemia, o novo Portal das Bibliotecas foi lançado no final de 2021 a partir da necessidade de disponibilizar em um único espaço todas as informações, produtos e serviços oferecidos pelas bibliotecas para melhor atender às demandas informacionais dos usuários.

O portal foi concebido pelo Sistema de Bibliotecas do IFSul (SIBIFul) e contou com a parceria da Coordenadoria de Comunicação Sociais do IFSul na implementação do projeto. O SiBIFSul é um órgão suplementar vinculado à Pró-reitoria de Ensino, sendo uma representação sistêmica junto a instâncias superiores e seus pares e tem por finalidade a construção de mecanismos de cooperação entre as bibliotecas, compartilhamento de produtos e serviços, padronização de normas e rotinas comuns.