Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições para processo seletivo do IFSul terminam na segunda-feira (10)
reta final

Inscrições para processo seletivo do IFSul terminam na segunda-feira (10)

Seleção é para cursos técnicos e superiores em diferentes áreas e câmpus da instituição

• Publicado: Sexta, 07 de Mai de 2021, 14h58
  • Última atualização em Sexta, 07 de Mai de 2021, 16h16

Reta final de inscrições para o processo seletivo do IFSul! As candidatas e candidatos com interesse em participar da seleção devem se inscrever até segunda-feira (10) para concorrer a uma das mais de 1.200 vagas ofertadas em cursos técnicos e superiores gratuitos do instituto. Para realizar a sua inscrição, o candidato ou a candidata deve acessar o site do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFSul.

>> CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A SUA INSCRIÇÃO

>> CLIQUE AQUI PARA ACESSAR OS EDITAIS COM AS INFORMAÇÕES COMPLETAS

As vagas são para cursos técnicos e superiores presenciais dos câmpus Bagé, Lajeado, Jaguarão, Passo Fundo, Venâncio Aires, Santana do Livramento e Sapucaia do Sul. Além disso, está sendo ofertado o curso de licenciatura em Pedagogia pela Universidade Aberta do Brasil, na modalidade a distância, com vagas para o câmpus Gravataí (matriculante), que oferecerá o mesmo para os polos de Canguçu, Picada Café, Gravataí, Jaquirana, São João do Polêsine, São José do Norte e Vila Flores.

Enquanto o IFSul estiver com as atividades presenciais suspensas, as aulas dos cursos presenciais da instituição seguirão sendo realizadas de forma remota. A data de início das aulas será estabelecida de acordo com calendário acadêmico aprovado em cada câmpus.

IMPORTANTE: As informações completas sobre a seleção estão disponíveis nos editais do Vestibular, que devem ser lidos com atenção pelos candidatos no momento da inscrição.

Cursos técnicos

A seleção para os cursos técnicos será realizada por meio de sorteio eletrônico, que contará com transmissão ao vivo prevista para o dia 14 de maio, às 14h. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição.

Forma integrada - Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma integrada somente os candidatos que comprovarem conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, na data da matrícula.

Forma subsequente - Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos na forma subsequente os candidatos que possuam como escolaridade o Ensino Médio completo.

Cursos superiores

Para os cursos superiores, o sistema utilizará para classificação as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, 2019 ou 2020. Para efeitos de classificação, o candidato deverá informar no momento da inscrição, a partir de sua livre escolha, o ano da edição do Enem que deseja utilizar. De acordo com o edital, o resultado deverá ser publicado a partir do dia 21 de maio. O candidato concorrerá apenas a uma vaga, no curso e turno que escolher no ato da inscrição. Podem se inscrever para concorrer às vagas dos cursos superiores os candidatos que possuam o Ensino Médio completo.

Sistemas de ingresso - Na seleção, há dois sistemas de ingresso, conforme a modalidade de concorrência do candidato: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas para egressos de escolas públicas. Dentro das cotas para egressos de escolas públicas, há modalidades específicas ligadas à renda familiar e para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e pessoas com deficiência. Leia mais sobre as cotas clicando aqui.

Confira as vagas ofertadas:

Cursos presenciais*

* enquanto o IFSul estiver com as atividades presenciais suspensas, as aulas dos cursos presenciais da instituição seguirão sendo realizadas de forma remota

Câmpus Bagé

Técnico em informática (manhã) - 30 vagas