Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Processo seletivo: confira quem tem direito a concorrer pelo sistema de cotas
Início do conteúdo da página
#PLANTÃO VESTIBA

Processo seletivo: confira quem tem direito a concorrer pelo sistema de cotas

Você já sabe se tem direito a concorrer à reserva de vagas, ou seja, às cotas? Essa informação é muito importante, porque é na hora da inscrição que você vai ter que indicar o que deseja: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas.

  • Publicado: Quarta, 05 de Mai de 2021, 11h31
  • Última atualização em Quarta, 05 de Mai de 2021, 11h31

É muito importante que os candidatos ao processo seletivo do IFSul saibam como funciona o sistema de cotas da instituição, porque é na hora da inscrição que deve ser indicado o que se deseja: acesso universal ou acesso universal e reserva de vagas.  Vamos mostrar, primeiro, a diferença entre os dois sistemas

Acesso universal, como o nome indica é para todos, independentemente de algum critério específico.  Já o acesso universal e reserva de vagas são as vagas reservadas a estudantes de escolas públicas.  Metade das vagas de cada curso é destinada a essa forma de ingresso. Os critérios para ingresso nos cursos oferecidos neste processo seletivo, por meio das cotas, são:

Ensino médio (forma integrada): as cotas se destinam apenas a quem cursou o ensino fundamental inteiro em uma escola pública.

Ensino médio (forma subsequente) e cursos de graduação: as cotas são para quem cursou os ensinos fundamental e médio totalmente em escolas públicas.

Podem concorrer ao sistema de cotas estudantes egressos (as) de escolas públicas que se enquadrem nas seguintes condições:

 

Aplica-se aos candidatos com limite de renda familiar bruta per capita (por pessoa da família) igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. Destina-se a:

 - Todos os egressos de escolas públicas

-  Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas

- Pessoas com deficiência egressas de escolas públicas

- Com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas

 De uma forma bem geral, renda familiar per capita é a soma da renda mensal (sem os descontos, como FGTS ou Previdência) de todos os moradores da família do estudante, dividida por esse mesmo número de moradores. O resultado dessa conta é a tal renda per capita.   

 

São as vagas destinadas a estudantes independentemente da renda per capita da família. Têm direito a elas: 

- Todos os egressos de escola pública

- Autodeclarados pretos, pardos ou indígenas

- Pessoas com deficiência

- Com deficiência, autodeclarados pretos, pardos ou indígenas

 

Comprovação na hora da matrícula

A comprovação das declarações ocorrerá no momento da matrícula, no qual deverá ser apresentada a documentação exigida no edital. Quem não comprovar a condição de cotista irá perder o direito à vaga na respectiva cota e retornará para a lista de acesso universal.

Procedimento de Heteroidentificação

Os candidatos negros (pretos e pardos) que forem aprovados no Processo Seletivo, deverão participar de procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração através de comissão específica do IFSul para a aferição dos seus direitos. Esse procedimento ocorrerá de forma virtual através de plataforma indicada no edital de convocação.

Os candidatos indígenas deverão apresentar documentação prevista pela Funai.

Atenção: leia o edital

Conseguiu entender como funciona o sistema de cotas no IFSul?  Mesmo assim, é indispensável que você leia o edital que rege o processo seletivo. É nele que você encontrará todas as informações para poder participar com tranquilidade de todas as etapas do processo.

Acesse o documento aqui

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página