Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 1ª Jornada Empreendedora do IFSul termina nesta quarta-feira (9)
Início do conteúdo da página
Encerramento

1ª Jornada Empreendedora do IFSul termina nesta quarta-feira (9)

Além do tradicional webinário, programação também contará com mesa de discussão sobre as atividades

  • Publicado: Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 13h53
  • Última atualização em Quarta, 09 de Dezembro de 2020, 13h53

Nesta quarta-feira (9), ocorre o encerramento da 1ª Jornada Empreendedora do IFSul. A abertura do evento contará com uma mesa de discussão para avaliar a iniciativa e sua importância para a comunidade acadêmica. Além do Reitor Flávio Nunes, também participam do momento o Pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Vinicius Martins, a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Gisela Duarte, e o representante do Sebrae/RS, Fabrício Burkert.

Dando continuidade a programação, o décimo e último webinário do projeto também será uma das atrações da noite. Com o tema “Startups que inovaram nas suas soluções”, a atividade terá como convidado o chefe do Núcleo de Empreendedorismo e Incubação de Empresas, Felipe Marques.

O evento será realizado a partir das 20h45min, com transmissão pelo canal do Youtube, e contará com a presença de profissionais de tradução e interpretação de libras. As inscrições são gratuitas e o participante receberá no e-mail cadastrado as instruções para realizar o credenciamento. Os inscritos que não conseguirem assistir a atividade no dia marcado, poderão acessá-la em outro momento, tendo direito também ao certificado.

>> CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO 

Doutor em ciências da computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Marques é coordenador da Incubadora de Base Tecnológica Conectar e vice-presidente do Conselho Administrativo do Pelotas Parque Tecnológico. Durante a conversa, o palestrante vai discutir sobre alguns exemplos de ideias de negócios e startups que apresentaram soluções disruptivas nas suas propostas de valor.

Conforme o Reitor Flávio Nunes, a 1ª Jornada Empreendedora do IFSul surgiu em um momento em que a comunidade acadêmica buscava conhecimentos mais concretos e atuais sobre o tema, permitindo amadurecer, nortear e difundir de maneira eficaz a cultura empreendedora, no âmbito acadêmico e nas comunidades de alcance do IFSul.

Fomentar o perfil empreendedor e inovador em nossos estudantes tem como objetivo torná-los não apenas protagonistas de suas próprias vidas, mas prepará-los para atuarem ativamente no mundo do trabalho, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pessoais, preparando-os tanto na sua vida profissional como na vida pessoal. A Política de Extensão e Cultura corrobora com estes objetivos por meio do estímulo e apoio aos processos educativos que levam à inovação social, geração de trabalho e renda e emancipação do cidadão na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico sustentável, local e regional”, destaca.

A iniciativa foi realizada por meio de um projeto de extensão em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo desenvolver a cultura do empreendedorismo na comunidade interna e externa. No IFSul, juntamente com as Pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proex) e de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Propesp), a ação está sendo coordenada ainda pela engenharia química, bacharelado em design e curso superior de tecnologia em sistemas para internet do câmpus Pelotas. Além de professores e coordenadores, também atuam neste projeto de extensão alunos bolsistas desses três cursos.

Por meio das palestras, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre a prática no mundo do empreendedorismo. Ao longo das atividades, também foram abordadas algumas das ações realizadas pelo instituto para promover a temática, como a rede de incubadoras e as empresas juniores.

Para o diretor-geral Carlos Corrêa, a iniciativa mostrou aos estudantes mais uma possibilidade para conquistar o sucesso profissional.

"O evento ofereceu palestras que trouxeram ao público casos de sucesso, contando um pouco sobre a trajetória desses profissionais. Esperamos que este evento tenha sido de grande valor para os alunos que pensam em ter a sua própria empresa e que enxergam o IFSul como um parceiro que pode ajudá-los a alcançar essa realização profissional. Esta é apenas uma das diversas ações realizadas pela instituição para promover mais uma possibilidade de conquista no mundo do trabalho pelos alunos" ressalta.

Durante as dez atividades, os organizadores mostraram à comunidade acadêmica diversas possibilidades de empreender. O coordenador do projeto, Jander Monks, destaca que, em um momento de tantas ansiedades e preocupações, a Jornada trouxe uma palavra de incentivo e apoio para quem deseja tomar rumos de crescimento.

A jornada possibilitou que oito estudantes pudessem receber uma bolsa durante três meses, ajudando eles e suas famílias em um período de escassez de recursos. Além disso, também possibilitou a integração entre cursos de áreas diferentes, promovendo o aprendizado no formato multi e interdisciplinar”, acrescenta.

Devido a grande participação da comunidade acadêmica no evento, a ideia é renovar a parceria com o Sebrae para uma nova edição em 2021. Conforme Burkert, o projeto possibilitou trabalhar o comportamento e as características empreendedoras, levando uma nova visão aos professores e estudantes. 

O diferencial da Jornada foi a valorização de empreendedores e cases locais, mostrando aos alunos que é possível fazer a diferença, ter um comportamento e uma postura empreendedora. É muito importante destacar a retenção do capital intelectual no nosso território, trazendo exemplos de empresas locais, pois isso contribui para o crescimento da nossa cidade" finaliza. 

Para saber mais sobre a 1ª Jornada Empreendedora do IFSul, acesse as informações do evento pelo FacebookInstagramYouTube e site. O contato com a comissão organizadora pode ser feito ainda pelo e-mail jornadaempreendedoraifsul@gmail.com.

 

registrado em:
Assunto(s): Jornada empreendedora
Fim do conteúdo da página