Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes do IFSul participam do 1º Torneio Sul-brasileiro de LoL dos Institutos Federais
e-sport

A competição começa neste sábado, e estudantes de diferentes câmpus do IFSul estarão na disputa

• Publicado: Sexta, 13 de Novembro de 2020, 18h29
  • Última atualização em Sexta, 13 de Novembro de 2020, 19h18

Tem programação de jogos virtuais confirmada para os próximos dias! De 14 a 29 de novembro, será realizado o I Torneio Sul-Brasileiro de LoL dos Institutos Federais, e o IFSul estará participando da competição com estudantes dos câmpus Camaquã, Charqueadas, Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça, Santana do Livramento e Sapucaia do Sul.

A cerimônia de abertura será às 18h30min deste sábado (14), com o primeiro confronto começando na sequência, às 19h. A transmissão ao vivo da cerimônia de abertura e dos jogos poderá ser acompanhada pelo Facebook do Câmpus Astorga, do Instituto Federal do Paraná.

Com o objetivo de promover a integração entre estudantes e servidores durante o período da pandemia e avaliar a possibilidade de inclusão dos jogos eletrônicos nos Jogos dos IFs do sul do Brasil, o evento conta com duas equipes de cada Instituto da região sul. A intenção é promover a saúde mental através de uma atividade esportiva que permite a competição em grupo - embora em locais diferentes. Também se espera favorecer a interação dos institutos por meio do esporte eletrônico (e-Sports).

De acordo com o professor de educação física do câmpus Pelotas Thiago Borges, responsável por assessorar as equipes, os estudantes participantes são protagonistas no processo, tendo autonomia para, por exemplo, realizar os treinos virtuais, definir a organização dos times e elaborar estratégias de jogo. Em cada uma das equipes, inclusive, foi definido um estudante como treinador do grupo.

Dedicação aos treinos

O estudante do câmpus Santana do Livramento e treinador da equipe Farrapos, Giovanni Torres, comenta que o time está se preparando bastante, pois houve uma atualização recente no jogo que modificou vários pontos do game. “Então estamos fazendo bastante scrim - partidas casuais de treino - com outras equipes do próprio torneio e estudando o jogo”, relata.

Assim como Giovanni, o estudante do câmpus Pelotas Gustavo Py de Oliveira Osielski, treinador da equipe Maragatos, também conta que o time está focado na preparação, especialmente para garantir o entrosamento dos jogadores no jogo online. Embora os treinamentos estejam fortes, Gustavo destaca que a experiência no campeonato será o principal: “nossa expectativa é ganhar, claro, mas queremos, mais que tudo, nos divertir”.

Além dos treinadores, integram as equipes do IFSul os estudantes Vinícius Alexsander Agne, Sérgio Augusto Esteves de Ávila Junior, Guilherme Peters Stocker, Erick Valadão dos Santos, Maurício Antônio de Lima Andrade Júnior, Érico Furtado Borges, Giovani Leonam Dossena, Bruno Fagundes Saraiva, Timóteo Meyer Stifft, Bruno Sampaio Nascimento, Robert Wilian da Fonseca Legestão, Emerson de Souza Silveira, Jose Henrique Fernandes Figueroa e Carlos Henrique Pagel.

O jogo

League of Legends (abreviado como LoL) é um jogo eletrônico online e multijogador. Nele, os jogadores controlam personagens chamados de campeões, escolhidos ou atribuídos em cada partida, que possuem habilidades únicas. Cada partida de League of Legends é distinta, pois os campeões sempre começam fracos e progridem através da acumulação de ouro e da experiência ao longo do jogo.

O evento

Os times participantes do evento serão do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Federal Catarinense (IFC), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSsul). Os institutos também colaboraram para a organização do campeonato.

A seleção dos estudantes participantes se deu com base no elo, ranqueamento do jogador dentro do próprio jogo. Participaram da seleção os estudantes pré-selecionados por chamada interna nos câmpus.

Consulte todos os confrontos e informações na página oficial do evento.