Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul inicia atendimento online voltado à saúde mental
espaço de escuta

IFSul inicia atendimento online voltado à saúde mental

Cerca de 40 profissionais das áreas de psicologia, serviço social, pedagogia e enfermagem participarão da iniciativa destinada a estudantes e servidores

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Quarta, 01 de Abril de 2020, 14h40
  • Última atualização em Quinta, 17 de Fevereiro de 2022, 12h50

Um momento de incertezas, instabilidade, isolamento. A imprevisibilidade de uma pandemia está colocando pessoas do mundo inteiro diante de uma série de emoções e sentimentos geralmente deixados de lado no dia a dia. E para auxiliar estudantes e servidores a lidarem melhor com essas questões, um grupo de cerca de 40 profissionais do IFSul, das áreas de psicologia, serviço social, pedagogia e enfermagem, organizou-se para prestar atendimento online individualizado voltado à saúde mental.

O serviço idealizado pela equipe tem como objetivo realizar uma escuta sensível junto àquelas pessoas que buscarem o atendimento, oferecendo um apoio para esta situação de isolamento social e incertezas. De acordo com a psicóloga, chefe do Departamento de Gestão da Assistência Estudantil e uma das idealizadoras da iniciativa, Liliane Ores, a duração e a periodicidade dos atendimentos dependerão das necessidades apresentadas em cada caso, podendo, inclusive, ser recomendado que o estudante ou servidor procure serviços específicos na rede de saúde ou socioassistencial do seu município. Além disso, o solicitante do atendimento deverá informar o nome e o contato de um familiar, responsável ou amigo que possa oferecer um apoio de perto, caso seja identificada, no encontro virtual, a necessidade desse suporte.

Em meio ao isolamento, caminhos alternativos para auxiliar estudantes e servidores

A preocupação com a saúde mental da comunidade acadêmica frente à situação de isolamento social foi a principal motivação para a criação da iniciativa, conta Liliane, que trabalhou com as colegas Letícia Krause, da Reitoria, e Rovena Severo, do câmpus Pelotas, no desenho inicial da ação. Para operacionalizar a iniciativa, foram convidados os demais profissionais da Reitoria e dos câmpus para a realização de reuniões online e elaboração das diretrizes de atendimento. De acordo com a equipe responsável, os profissionais do IFSul foram solidários e receptivos à proposta e se engajaram nesta construção coletiva.

Como funcionará

O atendimento online com os profissionais se dará a partir de horário agendado com o profissional desejado, via e-mail institucional disponibilizado (clique aqui para acessar o documento com orientações e contatos para agendamento). A partir desse agendamento via e-mail, recomenda-se que o atendimento remoto seja realizado via link institucional utilizado nas reuniões de webconferência: https://conferenciaweb.rnp.br. O agendamento será feito por ordem de procura e em virtude do motivo da solicitação.

Dar atenção às emoções é fundamental neste período

Sentimentos de impotência, fragilidade, vulnerabilidade, angústia, ansiedade, solidão, medo, irritação, conflitos. Essas são algumas das questões psicológicas que, segundo Liliane, podem se intensificar nesse período.

Para buscar um equilíbrio mental diante desse cenário, a psicóloga recomenda a adoção ou manutenção de hábitos que priorizem o bem-estar físico e psicológico do indivíduo, como evitar exposição excessiva a noticiários, buscar informações em fontes confiáveis, manter hábitos de vida saudáveis e estabelecer rotinas em casa dando atenção aos horários de alimentação e de sono. Além disso, o momento de introspecção também pode ser usado, segundo a equipe responsável pela iniciativa, não apenas para refletir em como essa situação pode promover crescimento emocional, como também para ampliar o conceito de coletividade, por meio do contato virtual com amigos e familiares e da colaboração, mesmo a distância, com ações solidárias.