Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dia da Consciência Negra mobiliza IFSul

Dia da Consciência Negra mobiliza IFSul

Uma série de atividades marcou a data, celebrada no dia 20 de novembro, em vários câmpus da instituição durante a semana

• Publicado: Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h42
  • Última atualização em Quinta, 21 de Novembro de 2019, 11h45

Uma data para refletir sobre a nossa história e sobre as desigualdades que ainda repercutem no presente. O Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, contou com uma série de atividades em diferentes câmpus do instituto, ao longo da semana. Nos eventos foram abordados temas como a discriminação, igualdade social, inclusão do negro na sociedade, religião cultura afro-brasileira e o racismo.

Com programações específicas em cada unidade, as atividades contemplaram palestras, rodas de conversas, oficinas, apresentações artísticas, exposições e mostras de trabalhos.

O câmpus Passo Fundo, por exemplo, através do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), foi apoiador da “Mostra Memória Viva das Raízes Africanas”, promovido pela Universidade de Passo Fundo (UPF). No evento, foram apresentados projetos elaborados por estudantes das escolas de Passo Fundo e região visando à recuperação do protagonismo do povo africano e afro-brasileiro.

O câmpus Camaquã realizou a primeira Mostra Interdisciplinar das Relações Étnicos-raciais e o câmpus Lajeado promoveu a reflexão sobre o tema por meio de uma exposição.

No câmpus Pelotas está sendo realizada, desde segunda-feira (18), a segunda Semana Afro, promovida pelo Neabi da unidade. O evento conta com atividades diversificadas dentro e fora da sala de aula. Nessa quarta (20), houve o descerramento de placa em memória da servidora negra Adélia Celestina Corrêa, que faleceu em fevereiro deste ano.

Em Sapucaia do Sul, a temática continuará em destaque na próxima semana.  O câmpus promoverá o terceiro Fórum da consciência negra, que ocorrerá entre os dias 26 e 28.

Sobre a data

O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, reconhecido pela luta em preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.

A Lei nº 10.639 de 9 de janeiro de 2003, determinou a inclusão da temática “História e Cultura Afro-Brasileira” no currículo escolar. Nesse mesmo documento, ficou estabelecido que as escolas iriam comemorar a consciência negra: No entanto, foi somente através da Lei nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 que essa data foi oficializada. Nesse documento foi criado o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”.