Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ações do IFSul para aproximar a instituição e o setor produtivo dão resultado
Início do conteúdo da página
Cooperação

Ações do IFSul para aproximar a instituição e o setor produtivo dão resultado

Visitas gerenciais previstas na política de extensão e cultura do instituto renderam iniciativas importantes de cooperação

  • Publicado: Segunda, 11 de Novembro de 2019, 09h23
  • Última atualização em Segunda, 11 de Novembro de 2019, 09h23

Aproximar a instituição e os próprios estudantes do setor produtivo é o objetivo de uma série de visitas de delegações do IFSul a empresas instaladas no Rio Grande do Sul. Embora com cronograma prejudicado pelo contingenciamento de recursos em 2019, a iniciativa rende frutos e já há parcerias acontecendo.

As visitas gerenciais estão previstas na política de extensão e cultura do IFSul e são de conhecimento de todos os câmpus. Assim, cada unidade deve elencar empresas novas ou já parceiras, da sua região ou não, para que juntos, Reitoria e câmpus, agendem visitas apresentando todo o IFSul, personalizando naqueles câmpus cuja área de conhecimento é de interesse da Empresa.

De acordo com o coordenador de Interação com a Sociedade da Pró-reitoria de Extensão e Cultura, Miguel Felberg, recente visita à empresa Marcopolo rendeu encaminhamento de 5 estudantes selecionados para estágios ou emprego e, até o final do ano, outros 4 estudantes devem ser chamados. “Tendo em vista a renovação das pessoas nas empresas e na nossa Instituição, esta ação é de fundamental importância para mantermos esta aproximação”, explica.

Leia também:

>> IFSul recebe representantes da Marcopolo para diálogo sobre a aproximação dos estudantes com o mundo do trabalho

>> Programa inovador de estágio consolida aproximação entre IFSul e empresa multinacional em Charqueadas

Em outubro, durante visitas às empresas AGCO, John Deere e IN-Betta, localizadas na região metropolitana de Porto Alegre, foram socializadas outras vagas de estágio e emprego e encaminhado um projeto de parceria, além da reabertura das possibilidades das visitas técnicas para os cursos do instituto.

A missão de servidores gestores da Reitoria e dos câmpus Pelotas e Sapucaia do Sul cumpriu agenda junto às empresas, apresentando o IFSul e seus 14 câmpus. Na oportunidade, ainda foi possível identificar o nível das tecnologias aplicado aos processos de serviços e de produção, bem como as exigências de qualificação necessárias para bem desempenhar essas atividades.

Segundo Miguel, o relato dos gestores das empresas visitadas aponta para uma plena expansão da empregabilidade no setor da indústria, onde as ofertas de emprego recaem principalmente sobre aqueles profissionais que possuem as melhores qualificações. "Estas são oportunidades tanto para egressos, quanto para os nossos alunos em formação", defende.

Fim do conteúdo da página