IFSul recebe representantes da Marcopolo para diálogo sobre a aproximação dos estudantes com o mundo do trabalho
Multinacional iniciou ainda um processo de seleção de estagiários no câmpus Pelotas
Que a velocidade das mudanças na tecnologia e nas relações de trabalho tornam a gestão de instituições de ensino um desafio não é novidade. Valorizar o conhecimento produzido em anos de dedicação e, mesmo assim, formar estudantes para um mundo em muitos aspectos totalmente imprevisível. Encontrar o equilíbrio entre experiência e coragem de reinventar-se. Mas essas questões não perturbam o sono somente daqueles que formam os trabalhadores do futuro. Empresas de sucesso incontestável também estão preocupadas em adequar seus processos, em ouvir novas ideias, em buscar soluções.
Na tentativa de aproximar a visão daqueles que preparam técnicos e engenheiros que podem vir a trabalhar na empresa e as reais necessidades desta, representantes de uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo, a Marcopolo, estiveram, na semana passada, na Reitoria do IFSul. Os representantes, ligados à área de engenharia da empresa, conversaram com o reitor, Flávio Nunes, o coordenador do curso técnico de Mecânica do câmpus Pelotas, Ricardo Carrilho, e outros gestores sobre as novas necessidades do mundo do trabalho e também sobre oportunidades para os estudantes na empresa.
De acordo com o reitor, para além da seleção de estagiários, é fundamental a aproximação entre o instituto e a indústria. Uma relação que, segundo ele, precisa ser retomada e aprofundada. ”Eu vejo como fundamental essa aproximação nossa com as empresas e destas com nossos estudantes”, reforça.
Para o especialista de engenharia da Marcopolo, Fernando Dalpiaz Boff, um dos exemplos dos novos desafios se refere a novos softwares a serem implantados pela empresa e para os quais não existe mão de obra no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a companhia estaria fazendo o papel de chamar a atenção para uma tendência que já chegou em grandes corporações, como Embraer, por exemplo. “A nossa aproximação visa a estimular as instituições a preparar os alunos para um mercado que não é só gaúcho, mas também dos grandes centros do país”, explica.
Após a reunião na Reitoria, a comitiva foi para o câmpus Pelotas, onde realizou uma apresentação da empresa. À noite estava prevista uma seleção de estudantes para vagas de estágio.
Redes Sociais