Você está aqui: Página inicial > Viva Feliz - Bullying não!

Viva Feliz: Bullying Não

Escrito por Coordenadoria de Comunicação Social | Publicado: Quarta, 18 de Janeiro de 2023, 09h05 | Última atualização em Terça, 05 de Setembro de 2023, 11h17

Como parte integrante das ações vinculadas à Política de Prevenção e enfrentamento a Assédios e violências do IFSul promovida pelo Departamento de Educação Inclusiva (PROEN/IFSul), a pesquisa: “Violação dos Direitos Humanos e Bullying no contexto escolar: diagnóstico e proposta de intervenção com base no empoderamento dos alunos” se constitui de atividades de ensino, pesquisa e extensão que permitem ações afirmativas de inclusão, permanência e êxito de estudantes do IFSul em parceria com o IFMT, promovendo um ambiente de cultura de paz na comunidade escolar. A pesquisa iniciou-se em 2016 pelo Grupo de Pesquisa em Humanidades e Sociedade Contemporânea do IFMT (GPHSC-IFMT) (Comitê de Ética em Pesquisa CAAE: 60165016.0.0000.5165; Número do Parecer: 5.775.095), e atualmente, desde junho de 2022, vem sendo realizada através de uma cooperação técnica entre as instituições.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa transversal realizada em duas etapas: a diagnóstica e a de intervenção (que prevê ações de ensino, pesquisa e extensão a partir dos dados obtidos).  A fase diagnóstica consiste na aplicação de um formulário eletrônico e palestra formativa aos estudantes e servidores. A primeira fase sendo realizada de modo presencial, permite várias atividades e estratégias de prevenção e combate ao bullying desde a realização de palestra sobre bullying, cyberbullying, a aplicação da pesquisa, uma roda de conversa e apresentação dos resultados do formulário em tempo real, exposição temática, confecção de murais, cartazes, painéis, relatos de experiências, apresentação de vídeo, teatro, música, dentre outras, conforme programação que é definida com a equipe local. Posteriormente, a partir da análise dos resultados do formulário, a segunda etapa da pesquisa é definida.

A participação dos/das estudantes respondendo ao formulário eletrônico, permite observar melhor a realidade e propor ações para melhoria do cenário educacional, com vistas a construção de um Programa Institucional de prevenção e combate ao bullying, como previsto na legislação (Lei Federal nº 13.185, de 06.11.2015, Lei nº 13.663, de 14.05.2018). É necessária a prevenção e não apenas a intervenção. A Lei n.º 13.663/2018, estabelece as diretrizes para um compromisso institucional para a promoção da cultura de paz nas escolas, e a obrigatoriedade de medidas preventivas e de sensibilização e combate à violência escolar, inclusive o bullying, o que direciona a cooperação entre os campi e a busca de estratégias para influenciar os gestores e demais educadores a pensar em propostas, projetos e programas de combate à violência escolar. Neste processo de construção, criação e manutenção de projetos é importante a participação dos/das estudantes para um movimento institucional de cultura de paz tornando o instituto um ambiente ainda mais inclusivo.

Os/as servidores (as) dos câmpus Venâncio Aires, Bagé, Passo Fundo, Lajeado, Santana do Livramento, Pelotas-Visconde da Graça, Novo Hamburgo e Gravataí já tiveram uma palestra sobre o tema, e os/as estudantes dos câmpus Lajeado, Passo Fundo, Gravataí, Sapucaia do Sul, Venâncio Aires, Sapiranga, Charqueadas, Camaquã, Santana do Livramento, Jaguarão, Bagé, Pelotas e Novo Hamburgo já participaram da atividade, respondendo ao formulário eletrônico da pesquisa.

Acreditamos em um IFSul mais inclusivo, num ambiente cada vez mais propício de pessoas reconhecedoras de direitos e deveres e engajadas na construção de uma sociedade mais justa. As atividades encontram-se em andamento e serão aqui atualizadas e divulgadas em meios de divulgação científica.

Saiba mais: Vídeo piloto

Palestra: Viva Feliz: bullying não! IFSul câmpus Lajeado

Conheça nossos e-books

Bullying: caminhos para o combate