Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conif e Embaixada de Moçambique debatem cooperação internacional

Conif e Embaixada de Moçambique debatem cooperação internacional

• Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2016, 18h30
  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2016, 18h33

A viabilidade da assinatura de protocolo de intenção do Brasil com Moçambique foi tema de reunião com o embaixador daquele país, Manuel Tomás Lubisse, nessa quinta-feira (18) em Brasília. O presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, e o vice-presidente, Jerônimo Rodrigues da Silva foram convidados para discutir a possibilidade de intercâmbio de conhecimento e o fortalecimento da educação profissional na África.

De acordo com o presidente do Conif, a cooperação técnica com países de língua portuguesa é uma das prioridades da Rede Federal para a internacionalização. “Queremos contribuir para o crescimento da educação profissional em Moçambique e proporcionar o desenvolvimento institucional nos Institutos Federais, nos Centros Federais de Educação Tecnológica e no Colégio Pedro II”, disse.

Para o embaixador de Moçambique, é necessário desenvolver estratégias para que a oferta dos cursos e os arranjos produtivos locais estejam perfeitamente alinhados, possibilitando a geração de emprego e a diminuição do êxodo nas regiões mais afastas da capital, Maputo. “Precisamos definir ações que promovam a transformação”, ressaltou.

Em parceria com instituições moçambicanas, o Conif irá elaborar plano de ação contemplando as áreas de ensino prioritárias para a cooperação como agricultura, turismo e petróleo. Para isso, até o primeiro semestre de 2017, uma delegação da Rede Federal deverá participar de missão a Moçambique.

WFCP – Na ocasião, foi confirmada a participação de representante da Embaixada no Congresso da Federação Mundial dosColleges e Politécnicos (WFCP, na sigla em inglês), que será realizado em Vitória (ES), de 23 a 25 de setembro, sob a organização do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Estiveram presentes à reunião o conselheiro Econômico para Assuntos de Cultura e Turismo da Embaixada do Moçambique, Romualdo Johnam, o secretário-executivo do Conif, Alexandre Bahia, e a coordenadora de Relações Internacionais do Conif, Carolina Oliveira.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif