Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Iniciativa do câmpus Pelotas-Visconde da Graça dá nova cara a materiais recicláveis
Últimas notícias

Alunos do curso de design de moda confeccionarão roupas com materiais descartados para apresentação no Dia do Patrimônio em Pelotas

• Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2016, 13h30
  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2016, 13h30

Trazer um olhar diferenciado àquilo que geralmente é descartado é a proposta do projeto “Recicla Moda: trazendo luxo ao lixo”, do câmpus Pelotas-Visconde da Graça. Na sexta-feira (29), teve início o projeto, que é uma parceria entre professores e alunos do curso de design de moda do CaVG com o Sanep e cooperativas de reciclagem de lixo da cidade.

A proposta do grupo é aproveitar o Dia do Patrimônio em Pelotas para construir roupas a partir de materiais recicláveis. O tema deste ano será o empoderamento feminino e o evento ocorrerá entre os dias 19 e 21 de agosto.

Durante duas semanas, os alunos do 3º ano do curso confeccionarão peças com material alternativo, que serão expostas em desfile marcado para o dia 21 de agosto no prédio da Secretaria de Cultura de Pelotas.

O tema central do desfile ainda é surpresa, mas um dos enfoques, segundo a professora Frantieska Scheneid, uma das orientadoras do projeto, é fazer do empoderamento feminino um suporte para desmistificar os padrões muitas vezes estabelecidos e exaltados pelo mundo da moda, transformando as mulheres das cooperativas em modelos, já que elas são fonte de inspiração para o trabalho.

Além de propor à comunidade um olhar diferente sobre o que é descartado, o projeto de extensão fará um intercâmbio de vivências, conhecimentos e cultura. A ideia é que tanto os alunos quanto os integrantes das cooperativas compartilhem suas experiências e conheçam as diferentes realidades.

O projeto também conta com a orientação das professoras Paula Bittencourt e Camila Oliveira.

* Com informações obtidas no site do câmpus Pelotas-Visconde da Graça