Alunos do câmpus Sapiranga iniciam atividades no novo bloco de oficinas na volta às aulas
Novo prédio, dedicado às aulas práticas, atenderá cerca de 200 estudantes
As aulas práticas dos cursos do câmpus Sapiranga não serão mais as mesmas a partir desta semana. Na volta às aulas, nessa segunda-feira (1º), os estudantes já começaram a utilizar o tão aguardado bloco de oficinas do câmpus, que atenderá as necessidades pedagógicas de cerca de 200 estudantes, de oito turmas, nas áreas de mecânica, eletricidade, eletrônica, informática e automação.
O projeto, desenvolvido pela Coordenadoria de Projetos da Diretoria de Projetos e Obras (DPO) com base em demandas e solicitações da área de ensino do câmpus, conta com laboratório de automação, laboratório de eletroeletrônica, laboratório de ensaios mecânicos, laboratório de informática, pavilhão para as aulas práticas de mecânica e área externa coberta para aulas com soldas, além de sanitários.
Com uma área total de 736,17m², o prédio receberá os cursos de eletromecânica, eletroeletrônica e informática. De acordo com o engenheiro civil e coordenador de Fiscalização da DPO, Carlos Francisco Oliveira Plá, “com a área externa pavimentada, agrega-se um maior espaço de estacionamento e avança-se no cercamento da área de propriedade do instituto, propiciando maior segurança aos alunos e servidores”.
Volta às aulas com brilho no olho
No primeiro dia de volta às aulas, o novo prédio já foi motivo de euforia no câmpus. Além de uma das turmas que já teve aulas práticas nas ligações de tornos mecânicos nessa segunda-feira, outros estudantes também já estão sentindo o gostinho de desfrutar da nova estrutura. De acordo com o diretor-geral do câmpus Sapiranga, José Itturriet, “os coordenadores dos cursos estão levando os alunos para visita ao prédio e, nos momentos em que estivemos juntos, percebemos no olhar dos alunos a alegria de ver mais uma etapa de ampliação do câmpus concretizada”.
O novo bloco faz parte da segunda etapa de crescimento da infraestrutura do câmpus e, segundo o diretor, tem um enorme significado para a formação dos alunos. Para Itturriet, esse novo espaço vai ao encontro da missão do IFSul e amplia a sua importância nas comunidades em que se insere.
Novo prédio fruto de um trabalho coletivo
No dia 21 de julho, a Comissão de Fiscalização, da Coordenadoria de Fiscalização da DPO, efetuou o recebimento provisório do bloco oficinas do câmpus, possibilitando a utilização do prédio já no reinício das aulas neste mês.
O trabalho coletivo para a construção do novo prédio, no entanto, fez parte de todo o processo de concepção do bloco. Quando houve a definição dos primeiros cursos técnicos que seriam ofertados pelo câmpus, através de audiências públicas, o diretor-geral do câmpus conta que, em diversas oportunidades, foram tratadas junto à DPO das necessidades de infraestrutura civil demandada para essas formações. “Deixamos o agradecimento pelo apoio que recebemos das pessoas que atuam na estrutura da Reitoria e dos demais câmpus, em prol do bem coletivo”, destaca o diretor.
* Fotos: Diretoria de Projetos e Obras
Redes Sociais