1º Campeonato de Robótica do câmpus Santana do Livramento reúne alunos brasileiros e uruguaios
Evento binacional contou com estudantes de três cursos do câmpus
Em sua primeira edição, o Campeonato de Robótica Binacional do câmpus Santana do Livramento reuniu, nesse sábado (16), brasileiros e uruguaios em uma disputa emocionante entre robôs criados pelos próprios estudantes. Participaram da competição mais de 30 alunos dos cursos técnicos de eletroeletrônica, sistemas de energia renovável e informática para internet.
Os robôs das equipes participantes cumpriram o desafio de seguir linha em três categorias: analógico, lego e pró. O professor Igor Barros, responsável pela organização do evento, conta que cada categoria atendeu a diferentes níveis de conhecimentos técnicos dos participantes, respeitando os conteúdos já estudados por eles em suas respectivas etapas de formação. “Na categoria pró, por exemplo, os estudantes construíram robôs mais elaborados, envolvendo muitos conhecimentos de hardware e de software”, comentou.
Dedicação foi marca dos estudantes na preparação para o evento
Para cumprir os desafios propostos, os estudantes não mediram esforços. Em atividades extra-classe, os alunos se debruçaram sobre seus robôs para aprimorar os conhecimentos adquiridos previamente em sala de aula. E o comprometimento foi grande: na categoria analógico, os estudantes se envolveram na elaboração do robô por volta de seis meses e, na categoria pró, os alunos trabalharam em seus robôs desde o ano passado.
O grande interesse dos estudantes pela área foi, de acordo com o professor Igor, uma surpresa gratificante. Segundo ele, quando foi aberto um clube de robótica no câmpus, no início do ano, as 20 vagas oferecidas não apenas foram rapidamente preenchidas, como também foram muito disputadas: outros 22 alunos ficaram inscritos na lista de espera.
O sucesso do evento é, para o professor, um termômetro dessa dedicação. “Mesmo quem não conseguiu concluir os desafios da competição, continuou trabalhando com os seus robôs para melhorá-los para a próxima disputa”, destacou o docente, lembrando que a próxima competição de que participarão os estudantes do câmpus será a Mostrarob, no câmpus Pelotas.
Confira os vencedores de cada categoria:
Categoria Seguidor de linha Analógica
1° Lugar Robô Waie
Equipe – Amanda Velozo e Daniel Tabares
2 Lugar Robô Apolo
Equipe – Esteban soca e Ezequiel Cabada
3° Lugar Robô Galactos
Equipe Diego Rodrigues e Enzo Gabriel Oliveira
Categoria Lego
1° Lugar Robô Destroyer
Equipe - Daniel Tabares
2° Lugar Robô Zeus
Equipe – Matheus Nunes e Juliano Custódio
3° Lugar Robô Minitrom
Equipe – Joaquim Malcorra e Igor Acosta
Categoria Pró
1° Lugar Robô Zone Z
Equipe - Lucas Ribeiro e Jorge Alexander
2° Lugar Robô Boça
Equipe – Otavio Martiny, Sergio Moraes e Gabriel Cantini
3° Lugar Robô Pão de X
Equipe – Barzilei Jr., Luis Felipe Pessoa e Andressa Villagran
Redes Sociais