Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bender reúne-se com servidores recém-chegados ao novo prédio da Reitoria

Bender reúne-se com servidores recém-chegados ao novo prédio da Reitoria

Momento foi organizado para marcar as boas-vindas aos servidores

• Publicado: Terça, 07 de Junho de 2016, 15h38
  • Última atualização em Terça, 07 de Junho de 2016, 16h52

Os servidores recém-chegados ao novo prédio da Reitoria participaram de um momento de boas-vindas nessa segunda-feira (06). A reunião, organizada pelo reitor Marcelo Bender para recepcionar os novos ocupantes do prédio, foi marcada por orientações sobre o funcionamento e as rotinas nas novas instalações. O mesmo encontro também será realizado após a vinda dos demais servidores para o novo prédio.

De acordo com Bender, um espaço único para abrigar todos os setores vinculados à Reitoria era um sonho de muitos anos. “Acredito muito nas relações entre as pessoas, e, antes, não conseguíamos dividir o mesmo espaço para dar andamento a nossos trabalhos conjuntos”, ressaltou o dirigente. Após a apresentação de cada um dos membros da gestão, o reitor destacou que o novo prédio permitirá uma interação efetiva entre os colegas, antes limitada pela distância física.

A vice-reitora Janete Otte também registrou as suas boas-vindas aos servidores. Além de reiterar a importância de estarem todos no mesmo espaço para a otimização dos trabalhos, a vice-reitora pontuou a necessidade da colaboração de todos para a organização das rotinas no novo prédio.

Entre os pontos abordados pela gestora estavam a alteração do local de permanência do ponto eletrônico, que, em breve, será transferido para o andar térreo; o andamento dos projetos de climatização e de adequação do entorno; e a utilização do refeitório para lanches e espaço de convivência.

Espaço para discussão sobre a atual conjuntura

Além de dar as boas-vindas aos servidores recentemente chegados ao novo prédio, o reitor atualizou os servidores a respeito da conjuntura do país na área da educação e os impactos do cenário atual sobre os institutos federais. Com a troca presidencial e a consequente mudança na gestão do Ministério da Educação (MEC), o reitor disse ser um momento de os servidores unirem-se para mostrar o diferencial do trabalho realizado pelos institutos junto às comunidades em que estão presentes. “É importante estarmos unidos na causa da educação pública para colocarmos os institutos federais na agenda do novo ministério”, destacou.

Bender, que também é presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Ensino Profissional, Científico e Tecnológico (Conif), ainda explanou aos servidores alguns tópicos da conversa que teve com o ministro da Educação, Mendonça Filho, na última semana. Entre os pontos citados em defesa da Rede Federal junto ao ministro, o reitor chamou a atenção para os números: “Somos, aproximadamente, 750 mil alunos e 60 mil servidores em todo o Brasil e temos como meta o crescimento para 1,5 milhão de pessoas abrangidas pela Rede”, citou. Após a reunião com o ministro, Bender também terá uma agenda com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcos Viegas, na próxima semana.

Além das restrições financeiras existentes na atual conjuntura, o reitor ressaltou a necessidade de defender o projeto de educação profissional que estava no cerne da criação da Rede Federal frente ao que chamou de “nova lógica” de estruturação das políticas educacionais. Segundo ele, na perspectiva em que foram concebidos, os institutos federais são estratégicos no cenário nacional de desenvolvimento tecnológico, sendo responsáveis pela geração de novos postos de trabalho, pela consolidação de novos modelos de empreendimentos e pela geração de um novo modelo econômico baseado em nacionalização de tecnologia e interiorização da capacitação técnica.