Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Nota de Repúdio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Nota de Repúdio

Invasão e destruição do NEABI - Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CAVG)

  • Publicado: Sexta, 22 de Novembro de 2024, 17h50
  • Última atualização em Sexta, 22 de Novembro de 2024, 19h16

Serviço Público Federal

Ministério da Educação

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul - rio - Grandense

Nota de Repúdio

Com profunda indignação, a Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSuI), o Núcleo de Ações Afirmativas (NAAF) e o Departamento de Educação IncIusiva (DEPEI) repudiam veementemente o ato criminoso de invasão e destruição da sala do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do Câmpus Pelotas - Visconde da Graça (CAVG). Tal ação representa um ataque covarde não apenas ao patrimônio físico da instituição, mas, principal mente, a um espaço de Iuta, conhecimento e valorização da diversidade cultural brasileira.

O NEABI é um local de suma importância para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos, com a construção de uma sociedade mais justa e equânime. A destruição desse espaço é uma violência contra a história, a cultura e a identidade da população negra e dos povos originários.

Nesse momento, nos solidarizamos a professora Aline Machado, coordenadora do Núcleo, assim como a toda a nossa comunidade acadêmica. Deste modo, o acolhimento e atendime nto a servidora já está sendo providenciado, pela Reitoria do IFSuI e pela direção geral do Câmpus Pelotas- Visconde da Graça.

É inadmissível que atitudes desse tipo que configuram uma ação criminosa e racista, ocorram dentro da nossa instituição e nesse sentido, as medidas cabíveis já foram tomadas, como a reintegração imediata do espaço do NEABI do CAVG, e denúncia formalizada junto a polícia federal para que os fatos sejam investigados e apurados, e os responsáveis sejam punidos de forma exemplar.

Reiteramos que racismo é crime inafiançável e estaremos atentos e vigilantes ao desfecho dessa situação, para garantir que a lei seja cumprida. Alé m disso, solicitamos à comunidade acadê mica, à sociedade civil e a todos os setores da população que se unam a nós em defesa da educação, da cultura e dos direitos humanos.

Não permitiremos que o ódio e a intolerância vençam.

 

Flávio Luís Barbosa Nunes

Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)

Rosane Bom

Chefe do Departamento de Educação Inclusiva

Tereza Cristina Barbosa Duarte

Coordenadora do Núcleo de Ações Afirmativas

Marcos André Betemps Vaz Da Silva

Diretor Geral do Câmpus Pelotas- Visconde da Graça (CAVG)

 

 

 

Reitoria

 

Rua Gonçalves Chaves, 3218, 5º andar - Centro - Pelotas/RS. CEP 96015-560 Telefone: (53) 3026-6050 — www.ifsul.edu.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página