IFSul seleciona propostas para desenvolvimento de cursos FIC em Inteligência Artificial
Propostas devem abordar conceitos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e serem submetidas até o dia 17 de novembro
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) está selecionando propostas para o desenvolvimento de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Inteligência Artificial (IA), visando à capacitação de profissionais, estudantes e educadores sobre os conceitos, aplicações práticas, ferramentas e impactos éticos da IA.
O chamamento público está sendo executado pelo Departamento de Educação a Distância e Novas Tecnologias (Dete) do IFSul e regido pelo Edital Dete nº 26/2024. Podem se inscrever estudantes e servidores do instituto que desejem propor e desenvolver cursos em IA.
O prazo final para envio de propostas é 17 de novembro de 2024. As submissões devem ser feitas por meio do endereço eletrônico if-projetoapoia@ifsul.edu.br, com o assunto "Proposta de Curso de IA Generativa".
As equipes interessadas poderão acessar orientações sobre a elaboração de seus projetos na página da Plataforma Mundi. Nesse espaço, estarão disponíveis tutoriais e exemplos práticos, incluindo instruções sobre como produzir vídeos e apresentações.
Dúvidas ou esclarecimentos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico if-projetoapoia@ifsul.edu.br.
>> Para mais informações, acesse aqui o edital
Sobre as propostas dos cursos
Os cursos deverão ser desenvolvidos na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC) autoinstrucionais, com foco na introdução à Inteligência Artificial. As propostas devem cobrir tópicos como os conceitos básicos de IA, aplicações práticas no Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração Pública. Tópicos como tipos de IA, redes neurais e aplicações iniciais da IA generativa deverão ser abordados, preparando os alunos para uma compreensão inicial sobre o tema.
Formação Inicial e Continuada (FIC) e os Cursos Autoinstrucionais
A FIC visa à promoção da educação contínua e ao desenvolvimento profissional, permitindo aos participantes atualizar e expandir suas competências ao longo da vida. Seu objetivo é preparar os profissionais para as constantes mudanças do mercado de trabalho, com foco em habilidades novas ou aprimoradas.
Com ênfase na flexibilidade, a FIC possibilita a conciliação dos estudos com outras responsabilidades pessoais e profissionais, por meio de cursos modulares e de curta duração. Os cursos autoinstrucionais se destacam nesse formato, permitindo que os alunos estudem de forma independente e no seu próprio ritmo.
Esses cursos são estruturados com materiais didáticos variados, como textos, vídeos e apresentações, para garantir aprendizado autônomo. As plataformas online oferecem acesso ao conteúdo, possibilitando que os alunos realizem atividades e avaliações conforme sua disponibilidade. A flexibilidade de tempo é essencial, permitindo que os estudantes verifiquem seu progresso por meio de autoavaliações, sem a necessidade de horários fixos de aula.
Redes Sociais