Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Vídeo do IFSul facilita acesso a informações sobre cotas raciais
AÇÕES AFIRMATIVAS

Vídeo do IFSul facilita acesso a informações sobre cotas raciais

Iniciativa busca conscientizar a comunidade sobre a importância das cotas e garantir que os reais beneficiários possam ingressar na instituição por meio dessa política

• Publicado: Quinta, 26 de Setembro de 2024, 10h27
  • Última atualização em Quinta, 26 de Setembro de 2024, 10h34

O IFSul deu mais um passo na promoção da inclusão ao lançar um vídeo institucional sobre cotas raciais. O vídeo tem como objetivo principal apresentar informações pertinentes sobre as cotas raciais, modalidades de acesso e como elas contribuem para a formação de um ambiente acadêmico e profissional mais inclusivo e plural.

A intenção é facilitar o acesso às informações sobre essa política, conscientizando a comunidade sobre o acesso pelas cotas raciais e a importância de garantir que os reais sujeitos desse direito ingressem na instituição.

O vídeo pode ser acessado no site do Processo Seletivo pelo link: https://processoseletivo.ifsul.edu.br.

Além disso, a produção também informa sobre os cursos ofertados pela instituição sobre a temática, disponíveis a toda a sociedade no espaço inclusivo no site do IFSul: https://www.ifsul.edu.br/espaco-inclusao-cursos.

Produção e apresentação

A apresentação do vídeo é conduzida por dois ex-alunos do IFSul, Vagner Maciel e Ana Caroline Rosa, que explicam de forma clara e descontraída como as cotas raciais ajudam na luta antirracista. No vídeo, são abordados tópicos como as diferentes modalidades de cotas e o processo de validação da autodeclaração racial, conhecido como heteroidentificação.

Desde 2019, as cotas raciais são parte fundamental das ações afirmativas no IFSul, que busca efetivar o direito à educação para a população negra (pretos e pardos). Para a instituição, as cotas raciais são ferramentas essenciais para corrigir desigualdades históricas enfrentadas por grupos racialmente discriminados.

O material foi elaborado pelo Núcleo de Ações Afirmativas (Naaf) do Departamento de Educação Inclusiva (Depei) da Pró-reitoria de Ensino (Proen). A coordenadora do Naaf, Tereza Duarte, ressalta o papel do Núcleo e o quanto a instituição tem trabalhado em diversas frentes, “pois ainda são muitos os desafios enfrentados por esses estudantes”.

Para Rosane Bom, chefe do Depei, o vídeo não só informa, mas também inspira futuras gerações a lutar por mais oportunidades no campo educacional e no mercado de trabalho. “Através de iniciativas como essa, o IFSul reafirma seu compromisso com a justiça social e a promoção da diversidade, tornando-se um exemplo para outras instituições. Além de formar profissionais, busca formar cidadãos conscientes de seu papel na luta contra a desigualdade”, conclui.