Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul volta com medalhas da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais
comemoração

IFSul volta com medalhas da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais

Instituto conquistou ouro no vôlei de praia feminino e prata no vôlei de praia masculino e handebol feminino

• Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 13h03
  • Última atualização em Segunda, 05 de Dezembro de 2022, 13h04

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) chegou ao fim, e o IFSul voltou da maior competição esportiva da Rede Federal com três medalhas: ouro no vôlei de praia feminino e prata no vôlei de praia masculino e handebol feminino. Além disso, o instituto também ficou em 4º lugar geral no basquete masculino.

Integraram a delegação do IFSul no evento 71 atletas de diferentes câmpus da instituição e 10 professoras e professores. O JIF Nacional ocorreu ao longo de uma semana, em São José do Rio Preto, em São Paulo, e terminou na sexta-feira (2). Ao todo, foram mais de 2 mil estudantes de 31 instituições de todo o Brasil.

Jogo com garra, vitória com emoção

Uma das atletas campeãs do vôlei de praia, a estudante Eduarda Silva, do câmpus Venâncio Aires, conta que, mesmo com o cansaço da viagem - foram cerca de 32 horas de ônibus até lá -, a experiência valeu muito a pena. Após vencer os dois primeiros jogos e enfrentar as quartas de final contra uma dupla muito forte, a estudante relata que o fator mental foi determinante para o resultado alcançado por elas na final. “Acho que um dos principais motivos para termos passado é o psicológico. O jogo depende muito disso. E nós tivemos muita gana, muita garra, muita persistência, porque foi muito difícil mesmo. E foi incrível, uma sensação que não tem como explicar, é sensacional mesmo”, conta a atleta medalha de ouro, que comemorou com muita emoção a vitória na final do jogo.

Superação em todas as modalidades

Mas não foram só as medalhas que definiram a participação do IFSul nos Jogos. Com foco e determinação em todas as modalidades disputadas, as/os atletas do instituto foram motivo de orgulho ao longo de toda a competição. Treinador do atletismo, o professor de educação física Valdir Lacerda Júnior comenta que, mesmo sem medalhas na modalidade, todas/os as/os nove atletas da equipe foram para as finais e fizeram as suas melhores marcas individuais, “demonstrando uma enorme capacidade de superação, comprometimento e espírito esportivo”.

Cooperação, responsabilidade, empatia: participação nos jogos é oportunidade de formação ampla para estudantes

“A oportunidade que o JIF oferece para os alunos evoluírem em vários aspectos da vida deles é enorme”. A frase, dita pelo professor de educação física e responsável pela delegação do IFSul no evento, Vinícius Costa, resume o que os Jogos representam na formação de estudantes-atletas do instituto. O docente destaca que, nestas competições, as/os estudantes aprendem cada vez mais a ter responsabilidades, cooperação, empatia e a superar suas próprias limitações.

Desenvolver a capacidade de lidar com a adversidade também é um dos grandes aprendizados que o esporte proporciona, de acordo com o professor. Segundo ele, as competições permitem que os/as estudantes aprendam “algo importantíssimo nos dias atuais: conviver e respeitar pessoas e situações diferentes das que eles, muitas vezes, esperam. O esporte, no JIF, ensina a perder reconhecendo que , várias vezes, existem equipes melhores que as nossas e que, por isso, temos que melhorar e não desmerecer as outras”, avalia o docente.

Formação integral - Além da série de aprendizados proporcionados pelos Jogos, Vinícius comenta que o evento é uma grande oportunidade para muitas/os estudantes viajarem e conhecerem lugares novos, pessoas e costumes diferentes, contribuindo para a formação integral das/os alunas/os. “Tenho certeza de que os esportes e os jogos em questão são motivos fortes que levam alunos para a nossa instituição”, destaca.

Empenho coletivo - Mesmo relatando problemas relacionados à organização do evento, o professor ressalta que a participação do IFSul nos Jogos contou com o empenho de muitas pessoas. “Pelos nossos alunos, com auxílio dos colegas e dos nossos motoristas, conseguimos enfrentar todas situações de dificuldade”, avalia.

Saiba mais - O JIF Nacional teve início no dia 28 de novembro e se estendeu até o dia 2 de dezembro com competições em 13 diferentes centros esportivos da cidade de São José do Rio Preto. Os Jogos foram disputados em 11 modalidades coletivas e individuais: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol. Os boletins com os resultados de todas as modalidades estão disponíveis no site oficial do evento, e a cobertura dos Jogos ocorreu pelas redes sociais do JIF Nacional (Instagram, Facebook, Flickr).

Confira reportagem sobre os Jogos dos Institutos Federais: