IFSul volta com medalhas da etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais
Instituto conquistou ouro no vôlei de praia feminino e prata no vôlei de praia masculino e handebol feminino
A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIF) chegou ao fim, e o IFSul voltou da maior competição esportiva da Rede Federal com três medalhas: ouro no vôlei de praia feminino e prata no vôlei de praia masculino e handebol feminino. Além disso, o instituto também ficou em 4º lugar geral no basquete masculino.
Integraram a delegação do IFSul no evento 71 atletas de diferentes câmpus da instituição e 10 professoras e professores. O JIF Nacional ocorreu ao longo de uma semana, em São José do Rio Preto, em São Paulo, e terminou na sexta-feira (2). Ao todo, foram mais de 2 mil estudantes de 31 instituições de todo o Brasil.
Jogo com garra, vitória com emoção
Uma das atletas campeãs do vôlei de praia, a estudante Eduarda Silva, do câmpus Venâncio Aires, conta que, mesmo com o cansaço da viagem - foram cerca de 32 horas de ônibus até lá -, a experiência valeu muito a pena. Após vencer os dois primeiros jogos e enfrentar as quartas de final contra uma dupla muito forte, a estudante relata que o fator mental foi determinante para o resultado alcançado por elas na final. “Acho que um dos principais motivos para termos passado é o psicológico. O jogo depende muito disso. E nós tivemos muita gana, muita garra, muita persistência, porque foi muito difícil mesmo. E foi incrível, uma sensação que não tem como explicar, é sensacional mesmo”, conta a atleta medalha de ouro, que comemorou com muita emoção a vitória na final do jogo.
Superação em todas as modalidades
Mas não foram só as medalhas que definiram a participação do IFSul nos Jogos. Com foco e determinação em todas as modalidades disputadas, as/os atletas do instituto foram motivo de orgulho ao longo de toda a competição. Treinador do atletismo, o professor de educação física Valdir Lacerda Júnior comenta que, mesmo sem medalhas na modalidade, todas/os as/os nove atletas da equipe foram para as finais e fizeram as suas melhores marcas individuais, “demonstrando uma enorme capacidade de superação, comprometimento e espírito esportivo”.
Cooperação, responsabilidade, empatia: participação nos jogos é oportunidade de formação ampla para estudantes
“A oportunidade que o JIF oferece para os alunos evoluírem em vários aspectos da vida deles é enorme”. A frase, dita pelo professor de educação física e responsável pela delegação do IFSul no evento, Vinícius Costa, resume o que os Jogos representam na formação de estudantes-atletas do instituto. O docente destaca que, nestas competições, as/os estudantes aprendem cada vez mais a ter responsabilidades, cooperação, empatia e a superar suas próprias limitações.
Desenvolver a capacidade de lidar com a adversidade também é um dos grandes aprendizados que o esporte proporciona, de acordo com o professor. Segundo ele, as competições permitem que os/as estudantes aprendam “algo importantíssimo nos dias atuais: conviver e respeitar pessoas e situações diferentes das que eles, muitas vezes, esperam. O esporte, no JIF, ensina a perder reconhecendo que , várias vezes, existem equipes melhores que as nossas e que, por isso, temos que melhorar e não desmerecer as outras”, avalia o docente.
Formação integral - Além da série de aprendizados proporcionados pelos Jogos, Vinícius comenta que o evento é uma grande oportunidade para muitas/os estudantes viajarem e conhecerem lugares novos, pessoas e costumes diferentes, contribuindo para a formação integral das/os alunas/os. “Tenho certeza de que os esportes e os jogos em questão são motivos fortes que levam alunos para a nossa instituição”, destaca.
Empenho coletivo - Mesmo relatando problemas relacionados à organização do evento, o professor ressalta que a participação do IFSul nos Jogos contou com o empenho de muitas pessoas. “Pelos nossos alunos, com auxílio dos colegas e dos nossos motoristas, conseguimos enfrentar todas situações de dificuldade”, avalia.
Saiba mais - O JIF Nacional teve início no dia 28 de novembro e se estendeu até o dia 2 de dezembro com competições em 13 diferentes centros esportivos da cidade de São José do Rio Preto. Os Jogos foram disputados em 11 modalidades coletivas e individuais: natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquete, futsal, handebol, voleibol, voleibol de praia, atletismo e futebol. Os boletins com os resultados de todas as modalidades estão disponíveis no site oficial do evento, e a cobertura dos Jogos ocorreu pelas redes sociais do JIF Nacional (Instagram, Facebook, Flickr).
Confira reportagem sobre os Jogos dos Institutos Federais:
Redes Sociais