Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > 1º Fórum Ambiental do IFSul começa nesta quarta

1º Fórum Ambiental do IFSul começa nesta quarta

Evento reúne atividades realizadas pelos câmpus do instituto em alusão à Semana do Meio Ambiente

• Publicado: Quarta, 01 de Junho de 2022, 12h41
  • Última atualização em Quinta, 02 de Junho de 2022, 11h27

Começa hoje,  o “1º Fórum Ambiental do IFSul”, evento que reúne atividades promovidas pelos câmpus do instituto na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Cada câmpus, por meio de comissões locais está organizando suas próprias atividades, que incluem ações de extensão, ensino ou pesquisa. Esses projetos estarão vinculados ao registro do Fórum, proporcionando unidade e visibilidade aos projetos desenvolvidos.

O Fórum será norteado pelos seguintes eixos temáticos: gestão de resíduos; gestão de recursos naturais; tecnologias ambientais; políticas e legislação ambiental e educação ambiental.

>>> CONFIRA TODA A PROGRAMAÇÃO AQUI

Segundo o titular da Coordenadoria de Gestão Sustentável (CGS), Marcelo Bento Terres, o setor vem trabalhando com o objetivo de promover a institucionalização das questões relativas à sustentabilidade no IFSul. “Pode-se salientar as aprovações da Política de Sustentabilidade Ambiental, do novo Plano de Logística Sustentável e do novo regulamento dos Nugais, mais adequado a suas reais atribuições”, observa Marcelo.

“Com a criação do Comitê Diretor do Sistema de Gestão Ambiental do IFSul, em 2018, por meio de assessoria à CGS de servidores com formação na área ambiental, também se buscou permear as discussões pelas diversas unidades que compõem a instituição, sempre com a intenção de reunir e divulgar as ações que acontecem, normalmente, de forma isolada nos câmpus e Reitoria”, avalia a diretora de Desenvolvimento Institucional, Ana Paula Nogueira e Silva.

Dentro dessa premissa, explica Marcelo, o Fórum Ambiental foi inicialmente pensado para acontecer em 2020, mas acabou sendo suspenso em função da pandemia. “Retomado agora, essa primeira edição deve ser o embrião para que essas iniciativas sejam cada vez mais consolidadas e conhecidas por toda a instituição”, prevê o coordenador.

Para reunir as atividades que acontecem nas unidades do IFSul na Semana do Meio Ambiente, o Fórum foi registrado como um programa de extensão, podendo cada projeto ser vinculado a ele.

Fazendo parte da programação do Fórum, numa parceria com a Secretaria de Qualidade Ambiental de Prefeitura de Pelotas, está sendo organizado um ciclo de palestras, abordando as seguintes temáticas: procedimentos ambientais, edificações sustentáveis, manuseio e conservação da vegetação.