Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Pelotas-Visconde da Graça desenvolve apostila de história gratuita para estudantes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Câmpus Pelotas-Visconde da Graça desenvolve apostila de história gratuita para estudantes

A apostila de estudos é destinada tanto para estudantes que pretendem se preparar para exames de seleção quanto para pessoas interessadas no assunto

  • Publicado: Sexta, 13 de Mai de 2022, 11h52
  • Última atualização em Sexta, 13 de Mai de 2022, 11h53

O câmpus Pelotas-Visconde da Graça (CaVG) desenvolveu, em parceria com o Núcleo de História do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), uma apostila de história destinada a estudantes que pretendem se preparar para exames de seleção, como o Enem e o Programa de Avaliação da Vida Escolar (Pave). O material também está disponível para pessoas interessados na área.

A apostila foi construída sob a coordenação do professor Rafael Peter de Lima. Rafael explica que o material didático tem como objetivo principal a aproximação entre os cursos de licenciaturas e as escolas, oferecendo uma experiência prática aos estudantes licenciandos e um movimento de renovação no ambiente escolar.

>>> A apostila pode ser acessada no formato digital  neste link e está disponível para download no formato PDF aqui.

Desenvolvimento do material

O material foi desenvolvido de forma remota ao longo do ano de 2021.  A produção ocorreu a partir das aulas ministradas nas disciplinas de História I, II e III, dos cursos técnicos integrados agropecuária, alimentos, meio ambiente e vestuário.

“É importante destacar os enormes desafios e dificuldades que se apresentaram no ano de 2021 para a prática pedagógica, com o terrível cenário pandêmico e o necessário ensino remoto — ainda muito desconhecido para todos nós. Por outro lado, uma incrível disposição para o trabalho, o aprendizado e o espírito criativo do grupo de alunos residentes do curso de história da UFPel e de sua coordenadora, Lisiane Sias Manke, tornou possível a tarefa”, avalia o coordenador.

Ele também explica que para atender todos os alunos da maneira mais igualitária possível, a produção foi centrada no aplicativo Sway, que oferece uma visualização que se adapta às diferentes telas (celulares, tablets, computadores): “sabíamos que muitos alunos utilizavam apenas celulares para assistir às aulas e acessar os materiais no ambiente virtual. Por avaliarmos que essa produção, pela sua qualidade visual e de conteúdo, poderia ser utilizada para estudos posteriores, exames de seleção e por outros estudantes que não os que tivemos contato direto, resolvemos produzir uma grande compilação desses Sways, organizar por temas e disponibilizar”, detalha.

Todo conteúdo está acessível em PDF, a fim de facilitar o download sem qualquer desconfiguração. “Entendemos que com esse trabalho, sua divulgação e disponibilização, estamos contribuindo com o devido retorno social ao investimento feito (o programa teve o fomento da Capes), assim como defendendo a educação pública, gratuita e de qualidade”, destaca o professor.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página