Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul promove 8º Seminário de Direitos Humanos
Início do conteúdo da página
evento

IFSul promove 8º Seminário de Direitos Humanos

Evento, aberto à comunidade, ocorre no dia 16 de dezembro

  • Escrito por Greice Gomes | Coordenadoria de Comunicação Social
  • Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 12h28
  • Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 14h40

Estão abertas as inscrições para o 8º Seminário de Direitos Humanos do IFSul. Com o tema “Violência Escolar e Direitos Humanos: fato, fake e efetividade”, o evento ocorre na próxima quinta-feira (16), às 14h e às 19h. Haverá certificado de participação para ouvintes, que devem realizar inscrição prévia.

 

>> FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

>> ENVIE SUAS PERGUNTAS SOBRE O TEMA

>> CONFIRME SUA PRESENÇA NO DIA DO EVENTO

 

Marcando o encerramento do projeto “Conexão Nugeds: em conversas desconstrutivas”, o Seminário de Direitos Humanos abordará diferentes questões ligadas às temáticas étino-racial e de gênero discutidas ao longo do ano. O evento ocorre também no mês em que a Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 73 anos. A atividade é promovida pelo Departamento de Educação Inclusiva e pelos Núcleos de Gênero e Diversidade (Nugeds).

 

Confira a programação:

 

🔹 14h | Painel com Fábio dos Santos Gonçalves (doutor em Epistemologia e História das Ciências pela Untref BsAs, presidente CIR OAB Pelotas, professor, advogado e historiador) e Gleidson Renato Martins Dias (mestrando em Direito pela Unisinos, especialista em Direito Público e bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS)

Mediação: Letícia dos Santos Silva (assistente social do câmpus Pelotas-Visconde da Graça) e André Luís Pereira (professor do câmpus Pelotas)

🔹 19h | Painel com Vanessa Costa Gonçalves Silva (mestra em Ensino pelo IFMT, pedagoga e servidora do IFMT) e Raquel Martins Fernandes (PHD em Psicologia Social pela UFPB e professora do IFMT)

Mediação: Eugênia Squeff de Oliveira (psicóloga do câmpus Pelotas-Visconde da Graça) e Michele Santos da Silva (professora do câmpus avançado Jaguarão)

 

Dúvidas e informações - Em caso de dúvidas ou para a solicitação de informações adicionais sobre o evento, as pessoas interessadas devem entrar em contato pelo e-mail rosanebom@ifsul.edu.br.

 

Saiba mais - Durante o ano, diferentes temáticas relacionadas aos Direitos Humanos foram pauta de discussões promovidas pelos Grupos de Trabalho dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e de Gênero e Diversidade Sexual (Nuged) do IFSul.

Dentro do grupo dos Neabis, os dez anos da Lei das Cotas - a serem completados em 2022 -, foram pauta das discussões, especialmente em relação aos avanços da legislação e na identificação dos próximos desafios. Além disso, o grupo também destaca o trabalho e o aprimoramento das Comissões de Heteroidentificação do IFSul ao longo do ano, responsáveis por assegurar o direito ao ingresso de estudantes pretos e pardos na instituição.

Já as atividades do grupo dos Nugeds em 2021 concentraram-se na promoção de debates e iniciativas de sensibilização da comunidade acadêmica e do público externo por meio do “Conexão Nugeds: em conversas desconstrutivas”. Por meio de lives mensais, o projeto contemplou temáticas relacionadas à educação, à diversidade e às desigualdades de gênero. De acordo com o grupo, também foram debatidos temas com o público, com a participação dos membros das comissões da construção da Política de prevenção, enfrentamento e erradicação de assédios e violências do IFSul, sobre as várias formas de assédios, violências e violações de direitos humanos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página