Evento discutirá contribuições de Paulo Freire: da leitura do mundo à leitura da palavra
Evento é alusivo ao centenário de Paulo Freire
Neste 19 de setembro, é dia de celebrarmos o centenário de nascimento do Patrono da Educação Brasileira, do nosso inspirador Paulo Freire, que acredita que as transformações ocorrem através da educação. Suas obras importantes são lidas em vários países e ele foi um dos brasileiros que mais recebeu homenagens, com 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América.
O IFSul, também irá fazer sua homenagem a Paulo Freire no seu Curso de Extensão “Em Defesa da Escola: as Pedagogias da Educação na Disputa pela Democracia”, tendo em sua temática no mês de setembro o estudo do seu legado: “Da leitura do mundo à leitura da palavra” onde trará os palestrantes Balduino Andriola, Jaime Zitkoski, Sérgio Haddad e Fernanda Paulo com a mediação de Jaqueline Moll da UFRGS. Esta etapa do curso ocorrerá no dia 27 de setembro, às 19h, e será transmitido pelo canal do YouTube do IFSul.
Em alusão ao centenário de Paulo Freire, serão discutidas as contribuições desse grande pensador para educação brasileira, através da Pró-reitoria de Ensino, Observatório Nacional de Educação Integral, pelo Observatório do Ensino Médio do RS e pelo observatório IFSul da Educação Profissional e Tecnológica.
De acordo com o Pró-reitor de Ensino do IFSul, Rodrigo Nascimento. "Não podemos deixar de registrar esse grande expoente, um ser humano notável e de referência nacional e internacional que mesmo décadas após a sua morte (1997) deixou esse grande legado. Assim como diria Paulo Freire “A educação é um ato de amor, por isso, um ato de coragem. Não pode temer o debate, a análise da realidade. Não pode fugir à discussão criadora, sob pena de ser uma farsa.”
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Os encontros serão ao vivo, com transmissão pelo canal IFSul Transmissões, no Youtube. O evento tem como público alvo professores universitários e da educação básica das redes públicas e privadas, técnicos administrativos, além de estudantes em geral.
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