Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul lança curso sobre cotas raciais e heteroidentificação  nesta quinta-feira (25)
LIVE

Live de lançamento ocorrerá às 19h

• Criado: Terça, 23 de Fevereiro de 2021, 09h47
  • Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 15h46
  • Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 15h47

Uma live, nesta quinta-feira (25), às 19h, marcará o início do curso “Cotas raciais e heteroidentificação” ofertado pelo IFSul. A transmissão será realizada pelo canal no YouTube da Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE), e, após o lançamento, as aulas estarão disponíveis gratuitamente na plataforma Mundi do instituto.

O objetivo do curso é oferecer uma formação específica sobre a promoção da igualdade racial, enfrentamento ao racismo e as relações étnico-raciais no Brasil, no contexto das comissões de heteroidentificação

Durante as aulas serão apresentadas diferentes temáticas, que tratarão sobre os conhecimentos necessários para a implementação das comissões de heteroidentificação. A iniciativa também tem como propósito fortalecer as conquistas dos movimentos sociais negros, sobretudo, em relação ao direito de ingresso por ações afirmativas nas instituições públicas.

Segundo a chefe do Departamento de Educação Inclusiva do IFSul, Rosane Bom, as comissões de heteroidentificação figuram nessas conquistas e se constituem dispositivo fundamental para a defesa das políticas étnico-raciais, especialmente em contextos de fraudes: “Dessa forma, consolidamos este tão sonhado projeto, inicialmente criado para promover formação para nossos servidores e membros externos que compunham as comissões de heteroidentificação do IFSul, e, hoje,  sendo disponibilizado pela plataforma Mundi do IFSul, que oferta cursos MOOCs, permitindo que qualquer pessoa da sociedade possa cursá-lo”, avalia Rosane.

Sobre o curso

O curso é fruto de uma soma de esforços entre os Departamentos de Educação Inclusiva (Depei) e Coordenadoria de Produção de Tecnologias Educacionais (CPTE) do Departamento de Educação e Tecnologia (Dete), da Pró-reitoria de Ensino (Proen) do IFSul.

Os MOOCs (Massive Online Open Courses) são cursos online abertos que estão disponíveis para qualquer pessoa com acesso à Internet; não exigem requisitos mínimos para quem pretende realizá-los. Eles favorecem a autonomia dos estudantes e a flexibilidade em seu modelo de ensino, já que podem ser acessados no local e horário de acordo com a disponibilidade de cada um. Além disso,  permitem que o estudante gere seu certificado assim que obtiver êxito.

Temas da live

Na live será realizada uma roda de conversas sobre as seguintes temáticas: as cotas raciais como direito de reparação; como elaborar editais e construir pareceres; cotas raciais são necessárias por quê?; a invisibilidade da mulher negra nos espaços acadêmicos; a valorização da cultura afro-brasileira  na sala de aula e acesso e representatividade nos espaços acadêmicos.