Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul inicia processo eleitoral para a Reitoria e direções-gerais dos câmpus
Eleições

IFSul inicia processo eleitoral para a Reitoria e direções-gerais dos câmpus

Escolha das novas gestões deve acontecer em 90 dias e a consulta à comunidade do IFSul será totalmente online

• Publicado: Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 11h43
  • Última atualização em Quinta, 04 de Fevereiro de 2021, 14h00

O Conselho Superior do IFSul (Consup) deu início, na manhã da última quarta-feira, ao processo eleitoral para a escolha do novo reitor e dos diretores-gerais dos 14 câmpus da instituição. A consulta à comunidade será feita de forma online, através do sistema Helios, já utilizado por outras instituições para essa finalidade. A partir da próxima semana, haverá um espaço no site oficial do IFSul com as principais informações sobre as eleições.

A maioria dos conselheiros aprovou o início do processo eleitoral e deu início aos trâmites que devem possibilitar uma escolha democrática de escolha dos novos gestores. São os próprios representantes das três categorias no Consup (estudantes, docentes e técnico-administrativos) que agora trabalham para uma eleição (também virtual) dos membros que irão compor as comissões eleitorais. São elas que, então, passam a organizar o processo eleitoral.

Próximas etapas

Após os representantes das categorias no conselho (Pré-COEs) elaborarem o regulamento e a eleição das COEs, o resultado é apresentado no Consup para homologação e definição de uma COE central. A partir daí é elaborado um novo regulamento para o processo eleitoral em si, contendo também o cronograma eleitoral, com prazos para inscrição das chapas, campanha e datas da consulta à comunidade.

O regulamento deve receber um parecer da Procuradoria Federal da instituição e ser homologado pelo Consup. Após a eleição e homologação do resultado também pelo Conselho Superior, o nome do vencedor da eleição para a Reitoria é encaminhado ao Ministério da Educação (MEC).