Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFSul seleciona bolsistas colaboradores para atuarem em programa de Atendimento Educacional Especializado
Início do conteúdo da página
ensino

IFSul seleciona bolsistas colaboradores para atuarem em programa de Atendimento Educacional Especializado

São 16 vagas destinadas a 14 projetos de ensino a serem implementados durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas não presenciais (APNP) nos câmpus do instituto

  • Publicado: Quinta, 08 de Outubro de 2020, 11h18
  • Última atualização em Quinta, 08 de Outubro de 2020, 11h18

O IFSul seleciona 16 bolsistas colaboradores para atuarem em programa de Atendimento Educacional Especializado nos câmpus do instituto durante o desenvolvimento das atividades pedagógicas não presenciais (APNP). O edital 53/2020 prevê como requisito a licenciatura em Educação Especial ou em qualquer área do conhecimento, desde que acompanhada, no mínimo, de Especialização em Educação Especial ou Atendimento Educacional Especializado. É preciso, ainda, comprovar experiência de um ano no magistério da Educação Básica. As inscrições vão até o dia 12 de outubro.

>> Confira aqui o edital 53/2020 com todas as informações e o quadro de vagas

Os selecionados deverão atuar no programa de ensino Atendimento Educacional Especializado: Potencializando as Ações dos Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNES) nos câmpus do IFSUL. Segundo o pró-reitor de Ensino, Rodrigo Nascimento, o programa conta com 14 projetos e tem como objetivo maior a adoção de ações de acesso, permanência e êxito dos estudantes com deficiência, autismo e com transtornos de aprendizagem, especialmente, em um momento difícil de retomada com atividades não presenciais.

Além disso, a iniciativa busca potencializar as ações dos Núcleos de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNEs) nos câmpus do IFSUL. “Com os projetos, queremos suplementar a formação do estudante por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem”, explica.

 As vagas têm caráter emergencial e temporário, devido à necessidade de atendimento aos estudantes com necessidades específicas durante o período de desenvolvimento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), inicialmente programadas para o período de outubro a dezembro de 2020. Segundo o cronograma, os câmpus terão a atuação dos bolsistas a partir do dia 15 de outubro, em planos de ações articuladas com os dirigentes de ensino de cada unidade e os respectivos NAPNEs.

A seleção se dará por análise curricular através do Departamento de Educação Inclusiva da Pró-reitoria de Ensino (Proen). Mais informações podem ser obtidas através do e-mail ifs-depei@ifsul.edu.br.

Fim do conteúdo da página