Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Camaquã abre inscrições para Encontro Saberes Inclusivos

Câmpus Camaquã abre inscrições para Encontro Saberes Inclusivos

O evento chega a sua quarta edição e, neste ano, será online

• Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 10h17
  • Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 10h17

Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Encontro Saberes Inclusivos, evento promovido pelo Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do câmpus Camaquã. Serão realizadas três palestras em dias distintos: duas ocorrerão no mês de agosto, nos dias 19 e 26; a terceira será no dia 2 de setembro (confira a programação e os horários abaixo).

Excepcionalmente, neste ano, o encontro será virtual, com transmissão pelo canal do câmpus no YouTube. Quem deseja receber certificado precisa se inscrever. O certificado será emitido aos participantes que tiverem no mínimo 75% de frequência.

[Faça sua inscrição aqui]

O foco do encontro, neste ano, além de discutir os desafios da inclusão no contexto da educação profissional e tecnológica, será a temática da tecnologia assistiva e da construção de materiais didáticos acessíveis envolvendo soluções de baixo custo.

A intenção é fomentar discussões voltadas à inclusão e proporcionar uma formação qualificada para a atuação de profissionais da educação junto aos estudantes com deficiência, contribuindo para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

“Os desafios da inclusão em todos os níveis de ensino interpelam os profissionais envolvidos na educação a pensarem alternativas e estratégias para a construção de práticas pedagógicas inclusivas. Muitas vezes a falta de formação e qualificação para atuação com estudantes com deficiência pode gerar práticas de exclusão e segregação, avalia a coordenadora do encontro, Renata Porcher Scherer.

O evento é aberto a toda comunidade e contará com intérpretes de Libras. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail napneifsulcamaqua@gmail.com

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Card com fundo em quatro cores para divisão das informações. No topo com fundo na cor azul marinho está escrito: "Save the Date" e "IV Saberes Inclusivos", à direita o Logo do NAPNE do câmpus Camaquã e o logo do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Abaixo com fundo na cor bege está escrito a data 19 de agosto, o horário 19 horas e o tema: Os desafios da inclusão no Ensino Médio e Superior. À esquerda a foto do professor Valter Lenine Fernandes do IFSUL e à direita a foto da professora Rosane Bom do IFSUL que realizará a mediação da atividade. Abaixo com fundo na cor azul está escrito a data 26 de agosto, o horário 18 horas e o tema: Práticas inclusivas e a construção de materiais didáticos acessíveis. À direita a foto da professora Laís Perpetuo Pervovano, sorrindo com um livro na mão e abaixo a foto do professor Renato Frosch sorrindo com os braços cruzados. Na parte de baixo do card, com fundo amarelo, temos a data 02 de setembro, o horário 19 horas e o tema: Tecnologia assistiva e inclusão: desafios para o século vinte e um. À esquerda a foto da professora Andréa Poletto Sonza do IFRS, sorrindo com um fundo de natureza.