Ir direto para menu de acessibilidade.
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Vamos trabalhar com mais saúde?
Início do conteúdo da página
QUALIDADE DE VIDA

Vamos trabalhar com mais saúde?

Projeto “Trabalhando com Saúde” começa a ser aplicado na Reitoria.  O objetivo é incentivar a adoção de hábitos alimentares e de vida mais saudáveis

  • Publicado: Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 10h52
  • Última atualização em Segunda, 06 de Janeiro de 2020, 10h52

 “Trabalhando com Saúde”: este é o nome do projeto criado com intuito de promover a qualidade de vida dos servidores e terceirizados do IFSul através de ações que estimulem mudanças de hábitos e autocuidado. A iniciativa está começando a ser desenvolvida na Reitoria, mas a intenção é incentivar os câmpus a também aderirem ao projeto futuramente.

O projeto prevê a distribuição de cartazes com frases motivacionais, ciclos de palestras, oficinas de culinária saudável e de atividades físicas, incluindo ginástica laboral.  O intuito é inspirar os servidores a adotarem hábitos alimentares e de vida mais saudáveis. 

A enfermeira do Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) da Reitoria, Nalba Mirenda, idealizadora do projeto, explica que a iniciativa é fruto de conversas com servidores, informais ou durante atendimentos. Ela percebeu que muitos colegas manifestaram preocupação com o tipo de alimentos consumidos nos intervalos de trabalho. A servidora alerta que a má alimentação provoca distúrbios alimentares e comorbidades, como doenças osteoarticulares, cardiovasculares, aumento de níveis glicêmicos e dislipidemias.

Ela acredita que o projeto irá ajudar a “melhorar a condição de saúde física e mental do servidor e, consequentemente, reduzir os problemas que geram afastamentos do trabalho por licença saúde”.

Nalba também ressalta que as ações foram planejadas com base em estudos científicos que comprovam que a pratica de atividade física regular e o consumo de alimentos ricos em micronutrientes e fibras, com baixo teor de gordura, in natura ou pouco processados são grandes aliados da saúde, podendo prevenir doenças, promover a qualidade de vida e longevidade.

Nesta primeira etapa de execução do projeto, cartazes foram afixados em locais estratégicos, como nos refeitórios, para estimular uma escolha de alimentação mais saudável.

O Projeto será coordenado por Nalba Mirenda e pela psicóloga Leticia Krause, servidoras do Nass.

 

 

registrado em:
Assunto(s): Saúde , Projeto , Nass
Fim do conteúdo da página