Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Conselho Superior do IFSul aprova manifestação sobre o Future-se
Posicionamento

Conselho Superior do IFSul aprova manifestação sobre o Future-se

Documento foi elaborado durante reunião do Consup, ocorrida no câmpus Camaquã, na última terça-feira (27)

• Publicado: Quarta, 28 de Agosto de 2019, 16h10
  • Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 16h10

MANIFESTAÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR DO IFSUL SOBRE O “FUTURE-SE”

O Conselho Superior do Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul manifesta sua posição contrária ao Programa Future-se, apresentado pelo Ministério da Educação (MEC). O IFSul tem como princípio, desde sua criação, trabalhar sempre por uma educação pública, laica, gratuita e de qualidade, com autonomia de pensamento e práticas em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e jamais se furtará a defender, com todos os meios disponíveis, a educação em geral, de forma democrática, com autonomia na gestão financeira e patrimonial. Assim, entendemos que o Future-se não contempla este princípio, pois prevê meios privados de autofinanciamento dos Institutos e Universidades Federais, descomprometendo-se, dessa forma, com o princípio constitucional de financiamento público do ensino federal, expondo-o às instabilidades do mercado financeiro. Além disso, o referido Programa foi construído de forma unilateral, sem promover o debate com as comunidades acadêmicas dos Institutos e Universidades Federais.

Cabe destacar ainda a situação presente que nossa Instituição vem sofrendo com os atuais contingenciamentos orçamentários, que têm ameaçado nossas atividades diárias e que precisam ser revertidos imediatamente, para que não soframos, mais ainda, os seus nefastos efeitos na educação de qualidade que oferecemos às comunidades das cidades onde atuamos.

Considerando o exposto acima, este Conselho repudia o Programa Future-se.