Muito além da sala de aula
Projetos de ensino do IFSul trazidos para a Mostra de Produção propõem soluções para desafios do processo de aprendizagem
Sabe aquele conteúdo da sua disciplina preferida que você não conseguiu aprender em sala de aula? Ou aquela matéria que parece tão simples para um colega mas que para você é bastante complicada? Essas são apenas algumas das situações em que os projetos de ensino podem contribuir significativamente com o processo de aprendizagem. Pensados para desenvolver soluções a desafios encontrados no ensino, projetos dessa área foram apresentados na Mostra de Produção do IFSul, onde estudantes e professores de diferentes câmpus puderam conhecer iniciativas que estão impulsionando a aprendizagem em sala de aula.
E foi justamente em disciplinas de automação industrial e robótica que estudantes do câmpus Pelotas sentiram a necessidade de tornar mais palpável o conhecimento adquirido. Com um protótipo de robô industrial feito com componentes mais acessíveis financeiramente que os tradicionais, os alunos puderam começar a visualizar na prática o funcionamento de máquinas utilizadas na indústria. Para os estudantes Bruno da Silveira Santos Sinnott e Charlon Kurz, a participação no projeto, além de incrementar o aprendizado, também abre novos horizontes. “É uma área muito interessante, então aponta até mesmo para um possível caminho profissional”, destacam.
Por falar em robôs, quem conhece o IFSul provavelmente sabe que o instituto promove importantes eventos de robótica, além de incentivar estudantes dessa área a competirem em outros lugares. Mas como levar um robô para esse tipo de evento se às vezes o aluno necessita de mais tempo e dedicação do que a sala de aula oferece? A fim de equacionar uma solução para esse desafio, um projeto do câmpus Charqueadas promove oficinas semanais de preparação para competições de robótica. Com a iniciativa, qualquer estudante interessado pode participar das aulas extras. De acordo com Jéssica Martins Rodrigues e Gabriel Moraes Marins, as atividades são realizadas pelos bolsistas com o suporte de professores. “O projeto tem tido muita receptividade com os alunos justamente por sermos estudantes também. Eles nos procuram porque sabem que entendemos as principais dificuldades e podemos auxiliar eles a tirarem suas ideias do papel”, comenta Jéssica.
Ciência descomplicada
Tornar conteúdos de física moderna mais acessíveis aos estudantes é a proposta de um projeto desenvolvido no câmpus Camaquã. O Café da Relatividade, apresentado na Mostra de Produção pela estudante Rafaela Tavares Padilha, realiza debates sobre assuntos específicos dessa área da ciência com a mediação de alunos e professores. Rafaela conta que a iniciativa tem resultados muito positivos: “já foram aplicados questionários com cerca de cem participantes e as pessoas comentam que aprenderam bastante, porque o projeto usa a linguagem do aluno para tratar desses assuntos”. Como exemplo, a aluna cita a utilização do filme “Gravidade” para falar sobre essa temática, a alusão ao acidente radiológico com Césio 137 ocorrido em Goiânia para tratar do assunto e a relação entre super-heróis com conteúdos específicos da física.
Conhecimento para todos
Já no câmpus Pelotas, um projeto busca qualificar a aprendizagem de idiomas por pessoas com deficiência visual. Utilizando o curso online criado pelo IFSul, o e-Tec Idiomas, a proposta do projeto é tornar acessível o conteúdo da plataforma digital a pessoas cegas. De acordo com o estudante Lucas Büttow, a motivação para trabalhar com o tema surgiu em sala de aula, pesquisando sobre o assunto e acompanhando as dificuldades enfrentadas por uma colega com deficiência visual. Segundo ele, que estuda sistemas para internet, o projeto tem permitido projetar adaptações na plataforma do curso.
O ensino na Mostra de Produção
Na Mostra de Produção 2018, a comunidade do instituto pôde conhecer 19 projetos de ensino desenvolvidos em diferentes câmpus do IFSul. Com temas multidisciplinares, os projetos foram apresentados oralmente por estudantes em blocos de apresentações definidos por afinidade temática.
Redes Sociais