Projeto do câmpus Pelotas-Visconde da Graça origina livro na área da moda
Lançamento da obra será nesta quinta (24), na Biblioteca pública de Pelotas
Será lançado nesta quinta (24), às 19h, na Biblioteca Pública de Pelotas, o Livro "vestidos de memória: os registros de casamento em um álbum de família". A obra é de autoria da professora do curso técnico em vestuário e do curso superior de tecnologia em design de moda, do câmpus Pelotas-Visconde da Graça, FrantiesKa Schneid.
Segundo a professora, o lançamento do livro está ligado a sua pesquisa de mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel e ao projeto de pesquisa denominado "Memoria Trajada", registrado na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação do IFSul . Para a autora do livro, o trabalho de pesquisa foi inovador na área, já que pela primeira vez enfatiza o vestido de noiva. Além disso, leva à peça muito além de um vestuário de casamento, mas sob a visão de um registro histórico e cultural. "Moda, fotografia e memória fazem parte de todo o simbolismo do casamento", disse FrantiesKa.
O evento tem entrada franca. Após a cerimônia de lançamento da obra, ocorre um desfile de noivas, organizado pela mãe de Frantieska e estilista, Beth Schneid, e contará com a participação da ex aluna do curso de Vestuário, Thamires Flores, além de dois estagiários do mesmo curso, Dener Gomez e Dyulia Rocha.
Encerrando a programação, no dia 29 de maio, ocorre no Museu do Doce, Praça Coronel Pedro Osório, nº 8, a exposição denominada "Vestidos de Memória", que mostrará o universo simbólico do casamento, apresentando imagens das décadas de 1940, 1950 e 1960 e um vestido de noiva dos anos 1990.
Por Paulo Cunha - CCS /Reitoria
Redes Sociais