Ouro, bronzes e menções honrosas: estudantes do IFSul se destacam na OBMEP 2017
Mesmo com mais de 18 milhões de participantes de todo o Brasil, alunos do IFSul garantiram uma medalha de ouro, três de bronze e 33 menções honrosas na olimpíada
O IFSul conquistou um ouro, três bronzes e 33 menções honrosas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2017. A 13ª edição da competição abrangeu 99,6% dos municípios do País e contou com 18,2 milhões de inscritos. Destes, apenas os melhores colocados levaram a medalha de ouro para casa. Entre eles está o aluno do IFSul Luiz Eduardo Richardt, do câmpus Pelotas.
Além de Luiz, outros três estudantes do Instituto foram destaque na olimpíada: Joshua Zambrano, também do câmpus Pelotas, Carlos Fabiano Renner, do câmpus Sapucaia do Sul, e Luisa Alves Escosteguy, do câmpus Santana do Livramento, alcançaram a medalha de bronze. Entre aqueles que receberam menções honrosas, estão estudantes dos câmpus Bagé, Gravataí, Jaguarão, Pelotas, Santana do Livramento, Sapiranga, Sapucaia do Sul e Venâncio Aires.
Com o objetivo de estimular o aprendizado da matemática, a Obmep é realizada todos os anos pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. Além de incentivar o estudo do assunto, a olimpíada vem revelando talentos: um deles é Luiz Eduardo, aluno do curso técnico em eletrônica do câmpus Pelotas.
Depois de realizar com sucesso a primeira fase da competição, uma prova com 20 questões objetivas, Luiz encarou seu desafio final: as seis perguntas dissertativas da segunda etapa. “Utilizei todo o tempo disponível para fazer a prova. Fiquei calmo quando foi preciso e confiei na preparação que tive nos aulões e no programa de treinamento intensivo realizado aqui no câmpus Pelotas”, conta o estudante. A estratégia deu certo: ele obteve um excelente resultado entre mais de 18 milhões de estudantes de todo o Brasil, ficando entre os 500 alunos melhores colocados na olimpíada.
Luiz Eduardo tem apenas 16 anos, mas já faz planos para o futuro. Seu sonho é se formar em Engenharia Aeronáutica. Por isso, tem planos de prestar vestibular para ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou no Instituto Militar de Engenharia (IME), instituições de grande renome no Brasil na área de ciências exatas. “Matemática não é um bicho de sete cabeças como muitos imaginam. Só precisa de dedicação e preparação”, ressalta o aluno, que recentemente também ganhou medalha de ouro na Olimpíada Gaúcha de Física.
Confira a lista dos alunos do IFSul premiados na Obmep 2017:
Medalha de ouro
LUIZ EDUARDO RICHARDT (Câmpus Pelotas)
Medalha de bronze
CARLOS FABIANO RENNER (Câmpus Sapucaia do Sul)
JOSHUA ZAMBRANO (Câmpus Pelotas)
LUISA ALVES ESCOSTEGUY (Câmpus Santana do Livramento)
Menção Honrosa
Bagé
EDUARDA MADEIRA PACHECO
JAINE CORREA PEREIRA
SANDERSON RODRIGUES DUTRA
Gravataí
GIANCARLO FONTELA DA LUZ
Jaguarão
GABRIEL DUARTE
GABRIEL BOM GONZALES
Pelotas
MATHEUS DA COSTA SCHWANTZ
GABRIEL SCHWARTZ SCHELLIN
JOAO VITOR DOMINGUES DOS SANTOS
GUSTAVO SILVEIRA GERALDO
GUILHERME DOS SANTOS VAHL
RIKELME GRIEP
GEORGE FURTADO DE BORBA
JOAO GABRIEL MOREIRA ROCHA
TIAGO HELLER HUBNER
VITORIA LOPES ROCHA
IAGO RIBEIRO SANTOS DUTRA
NICOLE LEMONS DE VASCONCELOS
Santana do Livramento
PAULO ROBERTO PICHINA JUNIOR
LUIS FELIPE PESSOA TEIXEIRA
DIONATAN EDUARDO CORREA RODRIGUES
BARZILEI JUNIOR SANTOS RODRIGUES
DANIELLE CARDOSO DORNELLES
FELIPE BEDINOTTO FAVA
RAFAEL VARGAS CUNA
Sapiranga
LEONARDO MEINERZ RAMOS
LEONARDO RAFAEL WALBRINCH
CARLOS EDUARDO ROOS NONNENMACHER
FERNANDO ALVES ALDERETTE
Sapucaia do Sul
LAUANY MACHADO PLETSCH
LUCAS FARIA
VINICIUS LAMB MAGALHAES
Venâncio Aires
JOHANNES JOSUE RAENKE ERTEL
Redes Sociais