Equipes de handebol e basquete do IFSul participam da final estadual dos Jergs
Após uma semana inteira de competição pelos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), as equipes do IFSul competiram, nesse final de semana, em Santa Cruz do Sul na final dos Jergs
Mais uma final estadual dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs) contou com a participação de atletas do IFSul. Dessa vez, as equipes finalistas da maior competição esportiva entre as escolas públicas do estado eram os times de handebol e basquete do câmpus Pelotas. A competição aconteceu nesse final de semana, na cidade de Santa Cruz do Sul.
Mesmo após o desgaste de uma semana inteira de competição na etapa sul-brasileira dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), em que três equipes do IFSul no handebol e no basquete conquistaram a medalha de ouro, os atletas marcaram presença na final dos Jergs, indo para a competição no mesmo dia em que chegaram de viagem. Embora o cansaço tenha influenciado no desempenho das equipes, os times voltaram para casa entre os cinco melhores do estado: terceiro e quinto lugar no handebol feminino e masculino, respectivamente, e em terceiro lugar no basquete feminino.
LEIA TAMBÉM:
Equipes de handebol e basquete do IFSul se classificam para a final estadual dos Jergs
Atletas do IFSul participam de final estadual dos Jergs
“Fizemos uma campanha excelente e invicta. Perdemos a semifinal para Santa Maria apenas na decisão de tiros de sete metros (pênaltis) em um jogo que tivemos uma arbitragem muito equivocada contra”, comenta o professor de educação física Vinicius Costa. Segundo ele, embora a equipe tenha ficado insatisfeita com a arbitragem, o sentimento final é de orgulho pelo desempenho das meninas: “seguramente éramos o melhor time. Saímos domingo passado para duas competições, onde cinco delas atuaram em ambas, e tivemos oito vitórias e um empate”, destaca o treinador. Entre os meninos, Vinicius fala que a equipe “teve um bom desempenho, perdendo apenas para o campeão e o vice”.
Para o professor Jorge Otte, responsável pela equipe de basquete, a proximidade dos jogos também foi decisiva. “A equipe ficou com a quinta colocação. Nós teríamos chance de alcançar um resultado melhor, mas o cansaço não permitiu. As meninas sentiram muito a proximidade das competições”, comenta. Segundo ele, o cansaço da equipe foi sentido especialmente nas primeiras partidas, em que o time perdeu para o Colégio Militar de Santa Maria e, na sequência, para a escola Estadual Cristo Rei, vencendo a última partida da chave contra a Escola Santos Dumont.
Além dos professores Jorge Otte e Vinicius Costa, as equipes foram acompanhadas pela professora Alessandra Costa.
Redes Sociais